A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou recentemente que irá aceitar novas formas de ingresso na universidade através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora será possível utilizar as notas do exame desde 2009, considerando maior nota obtida. A novidade entra em vigor ainda neste primeiro semestre.
A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da UFG na última semana e a nova modalidade substitui a anterior, que aceitava somente notas do ano anterior da inscrição à Universidade, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
Para o ano de 2023, a UFG continua tendo o SISU como porta de entrada para a faculdade, agora oferecendo mais de 4.414 vagas em 96 cursos da instituição de ensino. É possível conferir o edital da universidade sobre os cursos ofertados.
A nova forma de ingresso, no entanto, dependerá das vagas não preenchidas de forma regular no momento de inscrição dos alunos. Assim, a UFG divulgará novo edital sobre os novos processos.
Reitora da UFG espera que medida melhore ocupação das vagas
Segundo a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Pereira de Lima, a nova medida que visa comtemplar notas do Enem desde 2009 para ingressar na universidade pode trazer benefícios para a UFG.
Isso porque, segundo ela, é “incompatível” uma instituição pública ter vagas desocupadas. “Nós temos um desafio importantíssimo pela frente, que é resgatar a juventude para participar do ENEM e retomar o interesse de ingressar no ensino público superior”, abordou Angelita.
Atualmente, as vagas ocupadas na UFG correspondem à 85% nos cursos de graduação. A medida visa aumentar esse percentual e fazer com que as vagas sejam esgotadas. A nova modalidade deve substituir as chamadas públicas feitas pela própria universidade.
Sobre o edital, a intenção é que seja divulgado entre fevereiro e março.