O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o principal motor para a realização do sonho da casa própria no Brasil. O saldo do Fundo pode ser utilizado em diversas etapas do financiamento imobiliário, mas é essencial conhecer as regras para aplicar o recurso de forma inteligente.
Três Formas de Usar o Saldo
- Dar Entrada no Imóvel: O saldo do FGTS pode ser utilizado para compor o valor da entrada, reduzindo significativamente o montante a ser financiado.
- Amortizar ou Quitar o Saldo Devedor: O trabalhador pode usar o FGTS para quitar totalmente o financiamento ou reduzir o saldo devedor, diminuindo o valor das parcelas ou o prazo total do contrato.
- Pagar Parte das Prestações: Em algumas situações específicas, o FGTS pode ser usado para pagar até 80% do valor de 12 prestações, desde que o financiamento esteja em dia.
Requisito Principal: O imóvel deve ser residencial e urbano e o trabalhador deve ter pelo menos três anos de contribuição ao FGTS, além de não possuir outro imóvel no município de residência ou onde trabalha.


