O abono salarial PIS/Pasep é um benefício anual garantido pelo governo brasileiro para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos mensais. Este apoio financeiro é destinado a trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.
A elegibilidade para o abono requer que o trabalhador tenha recebido remuneração média de até dois salários mínimos e tenha exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica por no mínimo 30 dias. As informações do trabalhador devem estar devidamente registradas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial.
Como é realizado o pagamento do PIS/PASEP
O abono salarial do PIS/Pasep é pago através de diferentes métodos, conforme a conveniência do trabalhador. Aqueles que possuem conta na Caixa Econômica Federal podem receber o crédito diretamente em sua conta corrente, poupança, ou Conta Digital.
Alternativamente, há a possibilidade de saque em caixas eletrônicos, lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão Social.
Para aqueles que preferem o atendimento presencial, é possível realizar o saque direto em agências da Caixa, desde que o trabalhador apresente um documento de identificação válido.
Como verificar se o abono foi liberado
Para saber se tem direito ao abono salarial, os trabalhadores podem utilizar vários canais digitais. O aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS) oferece a opção de verificar o benefício na seção “Abono Salarial”. Há também o Caixa Trabalhador, onde, mediante login, é possível visualizar informações sobre pagamentos.
Outra opção é consultar pela Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) ou pelo portal gov.br para servidores públicos. Nesses casos, o acesso à aba “Benefícios” revela a elegibilidade e detalhes sobre o abono.