Um recente comunicado do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) destacou a situação de diversas famílias que, devido a bloqueios e suspensões, poderão enfrentar dificuldades para receber o pagamento do Bolsa Família. As restrições foram aplicadas em alguns casos específicos durante o mês de novembro, com implicações diretas nos recebimentos futuros.
A situação varia de acordo com a natureza da restrição. Enquanto algumas famílias enfrentaram bloqueios temporários, outras tiveram seus benefícios suspensos, situação que impede o acesso às parcelas já em novembro, sem previsão de recebimento posterior.
Quem será afetado pela suspensão?
Mais de 65 mil famílias terão a interrupção dos pagamentos nos meses de novembro e dezembro. Essa ação está vinculada a um não cumprimento das condições ligadas à educação, onde a frequência escolar obrigatória não foi atendida.
Adicionalmente, cerca de 56 mil famílias tiveram o cancelamento do benefício extra de R$ 50, concedido para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, embora a parcela base de R$ 600 ainda seja paga normalmente.
Diferenças entre bloqueio e suspensão
Bloqueio implica em uma paralisação temporária do benefício. As famílias afetadas podem regularizar sua situação junto ao CRAS e, posteriormente, receber a parcela não disponibilizada, neste caso em dezembro. Já a suspensão elimina a possibilidade de recuperação da parcela, uma vez que estas não serão geradas futuramente.
Pagamento do Bolsa Família em dezembro
Para os beneficiários que permanecerem dentro das condições do programa, o pagamento do benefício segue o calendário tradicional, com base no último número do NIS (Número de Identificação Social). As datas de pagamento para dezembro são as seguintes:
- 10/12 – NIS final 1
- 11/12 – NIS final 2
- 12/12 – NIS final 3
- 13/12 – NIS final 4
- 16/12 – NIS final 5
- 17/12 – NIS final 6
- 18/12 – NIS final 7
- 19/12 – NIS final 8
- 20/12 – NIS final 9
- 23/12 – NIS final 0
Os saques do benefício podem ser realizados nas agências da Caixa, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. A movimentação dos valores pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.