Recentemente, surgiram notícias falsas sobre um suposto adiantamento dos pagamentos do programa Bolsa Família. De acordo com essas informações incorretas, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) estaria planejando antecipar o pagamento dos benefícios de janeiro para dezembro, o que é uma inverdade.
Segundo o governo federal, o calendário de pagamentos do Bolsa Família para 2024 já foi definido e segue as normas habituais de repasse mensal dos benefícios.
O MDS esclarece que essas informações são falsas e estimulam que os beneficiários do Bolsa Família busquem sempre fontes oficiais para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao programa.
Para orientações seguras, os cidadãos podem recorrer à Ouvidoria por meio do Disque Social 121, ou acessar o portal oficial www.gov.br/mds e suas redes sociais oficiais para obter informações confiáveis.
Desinformação
As notícias falsas não apenas geram confusão, mas também podem ter impactos reais na vida dos beneficiários dos programas de assistência social. Além de desorientar o público quanto às datas de recebimento, essas informações incorretas podem aumentar a vulnerabilidade dos beneficiários a fraudes e golpes.
A disseminação de desinformação compromete a confiança entre os beneficiários e as instituições responsáveis, além de propagar a insegurança e a incerteza. Por isso, o MDS reforça a importância de que a população contribua ativamente para combater a disseminação de notícias falsas, sendo proativa na verificação das informações antes de compartilhá-las.
Medidas que os beneficiários podem tomar em caso de golpes
Para aqueles que infelizmente foram vítimas de fraudes ou tiveram dinheiro retirado indevidamente de suas contas do Bolsa Família, há procedimentos que podem ser seguidos para contestar a transferência. A Caixa Econômica Federal, banco responsável pela operação dos pagamentos, oferece canais específicos para essa situação.
- Dirigir-se pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica, munido do CPF e documento de identidade, para abrir uma contestação.
- Entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Caixa pelo telefone 0800 726 0101, selecionando a opção 6. É necessário fornecer ao atendente seu CPF, número da conta, e detalhes da transação contestada.