Economizar energia é uma preocupação crescente em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, onde as tarifas de eletricidade podem ser elevadas. Uma das práticas econômicas envolve retirar aparelhos da tomada, visando reduzir os custos na conta de luz. Esta ação simples pode ter um impacto significativo ao cortar o consumo de eletricidade desnecessário.
Ao desligar eletrônicos apenas pelo botão, muitos imaginam que não há mais consumo energético, mas isso é um engano. Mesmo no modo standby, aparelhos continuam gastando energia para pequenas funções. Por isso, retirar os dispositivos da tomada é eficaz para eliminar o consumo oculto e contribuir para uma economia substancial.
Quais aparelhos devem ser desconectados?
Identificar quais eletrônicos devem ser frequentemente desconectados pode gerar grande economia energética ao final do mês. Veja alguns dos principais aparelhos que devem ser retirados da tomada:
- Televisão: Sendo um dos aparelhos mais comuns e usados nos lares, as televisões são grandes consumidoras de energia, mesmo desligadas. Utilize um filtro de linha para desligar múltiplos dispositivos simultaneamente e eficientemente.
- Micro-ondas: Esse conveniente eletrodoméstico possui um visor e um relógio que consomem energia mesmo fora de uso. Desconectá-lo após uso pode reduzir o gasto mensal.
- Ar-condicionado: Essencial em dias quentes, o ar-condicionado é um dos maiores responsáveis pelo consumo elevado. Desconectá-lo quando não estiver em uso e investir em modelos eficientes são boas práticas.
- Computador: Computadores e seus periféricos demandam alta energia. Desligar totalmente o PC, monitor e impressoras quando não utilizados pode gerar economias significativas.
- Carregadores de celular e notebook: Carregadores esquecidos na tomada continuam consumindo energia. Retirando-os após o uso ajuda a economizar e aumentar a vida útil dos aparelhos.
Como economizar ainda mais energia em casa
Desconectar aparelhos é apenas uma das várias estratégias para reduzir o consumo de energia em casa. Outras dicas efetivas incluem:
- Utilizar ao máximo a luz natural mantendo cortinas e janelas abertas durante o dia.
- Substituir lâmpadas incandescentes por LEDs, que são mais eficientes e duradouras.
- Habitue-se a apagar as luzes ao deixar um cômodo, mesmo por pouco tempo.
- Na compra de eletrodomésticos, priorize os que possuem selo de eficiência energética.
- Reduza o tempo de banho para diminuir o gasto energético do aquecedor de água.
- Minimize o tempo de porta aberta da geladeira, evitando que o aparelho trabalhe em excesso.
- Aproveite o sol para secar roupas, usando menos a secadora.
Além de gerenciar o consumo energético, desconectar dispositivos prolonga a vida útil dos aparelhos, prevenindo danos por picos de energia e sobrecarga.