Mais da metade dos assinantes de streamings reclamam de anúncios durante séries

A prática começou a ser muito comum entre os serviços mais populares do mercado

De acordo com um estudo realizado pela Comscore, 56% dos assinantes de plataformas de streaming consideram a publicidade exibida durante os filmes e séries intrusivas, sendo uma das principais reclamações entre os consumidores. Ainda segundo o levantamento, 24% dos espectadores citaram a propaganda antes do conteúdo e 23% mencionaram os anúncios ao pausar o vídeo.

A pesquisa ainda destaca que a publicidade no menu, muito utilizada nos sistemas da Samsung e da LG, por exemplo — é menos intrusiva. Vale frisar que o levantamento elaborado pela Comscore foi feito em 2023, por encomenda de diversas companhias do ramo. Nas próximas linhas, veja mais detalhes sobre o estudo.

Assinaturas por residência

O domingo figura como o dia predileto dos assinantes para assistir suas obras favoritas, tanto que foi mencionado por 51% das pessoas entrevistadas. O sábado foi citado por 36%, enquanto os demais dias da semana foram considerados por apenas 13% dos participantes. Aproximadamente 2 mil pessoas em todo o Brasil foram ouvidas no levantamento da Comscore.

Para se ter uma ideia, cada residência possui, em média, 8,2 assinaturas de serviços de streaming, das quais 4,7 são pagas e 3,5 são gratuitas. A Comscore também calculou a média de assinaturas por faixa etária, conforme enumeramos abaixo:

  • 18 a 24 anos: 4,6;
  • 25 a 34 anos: 5,2;
  • 35 a 44 anos: 4,5;
  • 45 a 54 anos: 4,3;
  • 55 anos ou mais: 3,9.

Por que os serviços continuam sendo populares?

A pesquisa dá indícios sobre os motivos que fazem os consumidores recorrem à plataformas de streaming. Quase oito em cada 10 dizem que a experiência de ver filmes e séries na TV da sala é melhor do que em outros aparelhos, como celulares e notebooks.

O caráter cosmopolita de serviços como Netflix, MAX, Roku, Pluto TV, com conteúdo do planeta inteiro, é valorizado pela maioria dos assinantes. Em contrapartida, 42% dos entrevistados dizem querer ver conteúdo brasileiro nas plataformas de streaming. Por fim, apenas 21% das pessoas ouvidas pela Comscore admitem que geralmente não conseguem decidir o que assistir.

Ações contra a pirataria digital são intensificadas

Recentemente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública tirou do ar 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais na última quinta-feira (19). Essa é a sétima fase da Operação 404. De acordo com a pasta, a ação faz parte de uma mobilização internacional, envolvendo diversas autoridades, contra infrações a direitos autorais. O nome da operação é uma referência ao “Erro 404“, que acontece na internet quando o usuário tenta acessar uma página, que não é encontrada.

Além de derrubar os sites e aplicativos, os conteúdos de áudio, vídeo e jogos foram removidos dos servidores e desindexados dos mecanismos de buscas. Páginas e perfis em redes sociais também foram tiradas do ar pela ação conjunta.

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