O limite oferecido em um cartão de crédito pode ser um fator determinante para sete em cada 10 consumidores na hora de contratá-lo, de acordo com um levantamento realizado pela consultoria Bain & Company. No entanto, segundo especialistas em finanças, esse requisito está longe de ser o mais adequado.
Pensando nisso, nesta matéria, reunimos algumas dicas sobre como escolher a melhor opção de acordo com o seu perfil de uso, fazendo com que você analise cautelosamente cada uma das ofertas disponíveis e escolha aquele que irá lhe trazer mais benefícios do que dívidas. Portanto, siga a leitura até o fim para mais detalhes.
Melhores estratégias na hora de escolher um cartão de crédito
- 1. Limite ideal
O limite do cartão deve chegar a, no máximo, 40% dos seus rendimentos mensais. Neste caso, a orientação é deixar 30% do salário para as despesas que não podem ser pagas no crédito e 20% para investimentos. Os 10% restantes devem ser destinados para gastos do dia a dia.
- 2. Pacote de benefícios
Seguro médico, locação de veículos, proteção para bagagens, acesso a salas VIP, acesso a uma fila de segurança diferenciada para realização de procedimentos de inspeção e segurança no aeroporto e programas de recompensa. Esses são alguns dos privilégios que devem ser levados em conta na hora de escolher o cartão de crédito.
- 3. Barganha de anuidades
Nos dias de hoje, os bancos já ganham se os correntistas apenas usarem os cartões, independentemente da anuidade. Portanto, sempre procure por cartões que ofereçam os mesmos benefícios (ou melhores) com anuidades menores ou isenção.
- 4. Poder de negociação
Caso as contas estejam em ordem, o consumidor tem um maior poder de barganha para negociar mais privilégios com a instituição financeira, como menores taxas de juros e redução ou isenção da anuidade.
- 5. Aproveite promoções
As instituições financeiras costumam realizar campanhas em que oferecem mais vantagens a fim de captar novos clientes de cartões de crédito. Para encontrar as melhores opções no mercado, fique de olho nos portais oficiais dos bancos. Por lá, uma série de ofertas em destaque costumam ser divulgadas para os interessados no produto.
- 6. Transferência de dívidas
Os consumidores podem trazer a transferência dos valores a serem quitados para bancos com melhores condições de pagamento. Com essa funcionalidade, o titular evita o endividamento e consegue honrar seus compromissos financeiros sem muitas dificuldades ao longo do caminho.
Controle os gastos e não caia em tentações
Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2024, R$ 634,2 bilhões foram movimentados apenas em transações com cartões de crédito, um aumento equivalente a 14,4%. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), para alguns titulares, o que mais pesa na escolha de um cartão são os privilégios adicionais. Entre os mais atrativos estão os programas de recompensas, como o acúmulo de pontos e cashback.