Subway vai virar um Burger King? Dona do fast food no Brasil compra empresa

Decisão surpreendeu consumidores e o mercado financeiro. Detalhes da aquisição foram divulgados.

A Zamp, controladora da marca Burger King no Brasil, anunciou recentemente a compra dos direitos de exploração da franquia de restaurantes Subway no país. O comunicado oficial foi divulgado nesta segunda-feira, 16 de setembro de 2024. A aquisição, no entanto, ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Essa negociação representa um passo significativo para a Zamp, uma vez que a empresa já é a franqueadora de grandes marcas, como Burger King e Popeyes, no Brasil. A confirmação desta compra está diretamente vinculada à matriz mundial do Subway, que está tentando recuperar sua operação brasileira após o pedido de recuperação judicial da Southrock Capital em dezembro de 2023.

Como a Zamp irá administrar o Subway no Brasil

Com a concretização do acordo, a Zamp se tornará a nova franqueadora do Subway no Brasil. Esse movimento é estratégico, considerando que a Southrock Capital entrou em recuperação judicial recentemente. A Zamp está trabalhando em conjunto com a matriz mundial do Subway para garantir uma transição suave e eficiente para todos os franqueados e operações da marca no país.

A partir deste novo contrato, a Zamp planeja alinhar as operações do Subway com as práticas de sucesso já estabelecidas com suas outras marcas, buscando sinergias que possam impulsionar todas as redes do grupo.

O crescimento da Zamp no mercado brasileiro

Controlada pela família real de Abu Dhabi através do fundo Mubadala, a Zamp tem mostrado um crescimento significativo no mercado brasileiro. Além de administrar 937 restaurantes Burger King no Brasil, a empresa também possui os direitos para exploração dos restaurantes Popeyes, que atualmente contam com 91 franqueados no país.

Somando todas as suas operações, a Zamp possui um total de 1.028 lojas, das quais 766 são próprias e 262 franqueadas. Esse modelo de negócios permitiu que a companhia faturasse R$ 1 bilhão no segundo trimestre de 2024, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com a adição do Subway ao portfólio, a Zamp planeja expandir ainda mais sua presença no mercado de fast food brasileiro. Em junho de 2024, a empresa já havia anunciado a compra da franquia Starbucks no Brasil, que também pertencia à Southrock Capital. Esse movimento estratégico reforça a posição da Zamp como uma das líderes no setor alimentício no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.