O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou as novas datas de pagamento das aposentadorias e pensões para o mês de setembro de 2024. As pessoas que recebem um salário mínimo serão as primeiras a terem os benefícios depositados. Mais de 40 milhões de beneficiários em todo o país devem receber seus pagamentos de acordo com o calendário divulgado.
Em setembro, há uma notícia importante relacionada aos depósitos: a suspensão temporária de alguns pagamentos. Esta medida afeta cerca de 800 mil idosos, conforme analisado pelo colunista Ariel França. Essa revisão faz parte de um pente-fino que o INSS vem realizando nos últimos meses.
Datas de pagamento das aposentadorias e pensões do INSS em setembro
As datas variam de acordo com o valor recebido pelos beneficiários. Abaixo estão os detalhes específicos para quem recebe um salário mínimo e para quem recebe valores superiores:
Para quem recebe um salário mínimo
- Número final 1 – 24 de setembro
- Número final 2 – 25 de setembro
- Número final 3 – 26 de setembro
- Número final 4 – 27 de setembro
- Número final 5 – 30 de setembro
- Número final 6 – 1º de outubro
- Número final 7 – 2 de outubro
- Número final 8 – 3 de outubro
- Número final 9 – 4 de outubro
- Número final 0 – 7 de outubro
Para quem recebe acima do salário mínimo
- Número final 1 ou 6 – 1º de outubro
- Número final 2 ou 7 – 2 de outubro
- Número final 3 ou 8 – 3 de outubro
- Número final 4 ou 9 – 4 de outubro
- Número final 5 ou 0 – 7 de outubro
Por que alguns benefícios do INSS estão suspensos?
Durante este mês de setembro, alguns beneficiários podem perceber que não receberam seus depósitos. Isso ocorre devido a uma revisão rigorosa do INSS, conhecida como “pente-fino”, focada no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e no auxílio-doença.
Essas revisões estão sendo feitas gradualmente, e outros benefícios devem ser incluídos nas próximas etapas. Se você faz parte do grupo que está sendo revisado, é importante saber os documentos que você precisará apresentar ao INSS para garantir que seu benefício não seja suspenso. Veja:
- Identidade com foto (RG ou CNH)
- CPF
- Comprovante de residência
- Laudos médicos atualizados (para casos de auxílio-doença)
- Comprovante de renda
Para mais detalhes e informações atualizadas, os beneficiários podem consultar o portal ou aplicativo Meu INSS ou entrar em contato direto através do número 135.