O carregador de celular é um item de suma importância para o funcionamento pleno do dispositivo móvel. Por conta disso, alguns cuidados são fundamentais na hora de dar uma carga na bateria e continuar usando o equipamento por longos períodos durante o dia.
Nos últimos anos, foi como se deparar com casos de smartphones que superaqueceram e até se incendiaram ou explodiram, gerando prejuízo financeiro, lesões graves e o óbito de alguns usuários por causa do carregador. Porém, para evitar tais problemas, é preciso adotar algumas medidas, tendo em vista que há uma forma correta de conectar o celular à tomada.
Como conectar da maneira correta e evitar problemas?
As fabricantes de celular orientam que, primeiro, deve-se plugar o carregador na tomada e, em seguida, ligar o equipamento no conector. Do contrário, há o risco de uma tensão elétrica capaz de danificar o aparelho e, consequentemente, de acidentes graves. Tudo isso acontece porque, no momento em que se liga o smartphone na tomada, vem um surto elétrico no dispositivo e surge uma carga a mais de eletricidade.
Essa tensão, considerada normal, sofre uma modificação e ocorre a carga extra. Logo, isso sobrecarrega o aparelho deixando-o com mais chances de problemas e acidentes graves.
Além dos problemas mais sérios, outros menores podem surgir ao ligar o telefone de forma equivocada na tomada. Entre eles, podemos destacar a possibilidade de se perder dados, reduzir a vida útil do equipamento e, até mesmo, um desempenho defasado do smartphone.
Portanto, se você carregar o celular da forma correta, não terá problemas com o aparelho nem riscos de acidentes. A conexão errada, ligando o cabo no smartphone e, depois, na tomada, pode provocar um choque elétrico. No entanto, quando você faz o processo contrário, obtém uma distribuição uniforme de energia no dispositivo, evitando problemas de funcionamento e acidentes.
Dicas adicionais de segurança
Para passar longe de acidentes, é fundamental estar precavido. Veja as orientações:
- 1. Não utilizar o celular enquanto ele está sendo carregado. Se precisar usar, desconecte-o da tomada antes;
- 2. Usar o carregador e os cabos originais do aparelho. Carregadores de procedência duvidosa podem causar incêndios;
- 3. Evitar usar adaptadores e extensões, que podem aumentar o risco de sobrecarga e acidentes elétricos;
- 4. Evitar usar o celular em ambientes úmidos, como o banheiro, pois a água é um bom condutor de eletricidade;
- 5. Não dormir com o celular sendo carregado, pois a bateria está quente e precisa ser resfriada;
- 6. Respeitar o tempo de carga do celular;
- 7. Evitar carregar o celular até 100% constantemente, pois isso pode aumentar a tensão da bateria e diminuir sua vida útil;
- 8. Desligar ou diminuir as funções do celular enquanto ele está carregando, pois isso pode ajudar a bateria a chegar aos 100% mais rápido;
- 9. Sempre retirar o carregador da tomada após o uso.