A alta cúpula da TV Globo ficou furiosa com um erro ocorrido no agendamento da data do último capítulo da nova versão de Renascer. De acordo com fontes da direção de contratos do canal, “cabeças devem rolar” e o prejuízo seria de milhões — o que deixou a direção ainda mais desconcertada com a falha.
O último capítulo da novela foi marcado para a última sexta-feira (6), uma vez que o setor de programação da emissora esteve desatento ao dia agendado para a transmissão do jogo entre Brasil e Equador. Acontece que o último capítulo estava programado para ser exibido das 21h25 às 23h05, ou seja, com várias inserções comerciais vendidas e programas para o horário. Em outras palavras, a Globo anunciou a data oficial do último capítulo esquecendo que o jogo deveria ser transmitido às 22h.
Erro foi considerado gravíssimo internamente
Ainda de acordo com fontes do canal, o clima esquentou quando a gigante da televisão brasileira percebeu o equívoco e uma corrida contra o tempo precisou ser iniciada. Com o erro, a emissora pensou em antecipar em uma semana o último capítulo, ou adiar mais uma semana, pois o horário para exibir a novela deveria ser o mesmo tempo de exibição quando ocorrem os jogos na quarta-feira, ou seja, 50 minutos de trama.
No entanto, após diversas chamadas sobre a data do último capítulo o erro foi considerado internamente irreversível que fez a emissora amargar milhões. Isso porque a entrada de comerciais para 1h40 de trama precisou ser reduzido para um tempo de 50 minutos, ou seja, comerciais tiveram que ser cortados da programação — consequentemente prejudicando as receitas potenciais.
Confira os detalhes do episódio
Para que o leitor entenda melhor, o canal levaria ao ar — se o último capítulo não fosse exibido no mesmo dia do jogo — cerca de 5 comerciais durante a novela na sexta-feira, e mais 5 durante a reexibição. Mas, com o tempo reduzido em razão do jogo às 22h, talvez não consiga chegar a 6 contando os dois dias. Com o erro e a transmissão do jogo, não teria restado alternativa à emissora, a não ser reduzir a trama para 50 minutos. A solução foi fatiar o capítulo final em três dias, ou seja, quarta, quinta e sexta-feira.
A morte do personagem Egídio, por exemplo, era o início do último capítulo. Ela precisou ser exibida antes pois o último capítulo escrito não teve tempo para ir ao ar com a redução do tempo em razão do jogo. Além da perda dos comerciais, a Globo também precisou cortar diversas cenas, outro fator de prejuízo financeiro para a novela.
Do que se trata a novela Renascer?
A novela conta a história de um homem sem posses e sozinho no mundo, que finca seu destino aos pés de um jequitibá — o maior que já havia encontrado em toda a sua vida. E é na vastidão das plantações de cacau, e tendo a natureza exuberante da região como testemunha, ele renasce e estabelece um pacto que o acompanhará ao longo de toda a sua trajetória.