De acordo com o portal Bloomberg, a proibição do X (antigo Twitter) em terras brasileiras terá um impacto limitado nas receitas geradas pelo bilionário sul-africano Elon Musk. Após um “duelo” com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário teve a sua rede social bloqueada no país.
Isso porque o X depende mais da América do Sul para crescimento de usuários e influência cultural do que para receitas brutas. Vale destacar que o mercado brasileiro representa uma pequena fração das vendas totais da plataforma de microblog, com uma receita anual que varia entre US$ 80 milhões e US$ 100 milhões em 2021, o que corresponde a 2% das receitas globais da rede social.
Entenda o caso
A decisão de encerrar as atividades do escritório do X no Brasil, em vez de cumprir ordens judiciais para remover contas por disseminação de informações falsas e discurso de ódio, pode ser explicada pelo impacto financeiro modesto do país para a companhia. Além disso, a ausência de um representante legal no país ajudou a justificar o banimento pelo ministro Alexandre de Moraes.
Como fica o X sem o Brasil?
- 1. O impacto cultural da saída da nação brasileira é mais difícil de quantificar. O nosso país foi uma espécie de laboratório relevante para estudos de comportamento do consumidor e eventos ao vivo.
- 2. Ex-funcionários do X entrevistados pelo Bloomberg lembram como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 moldaram a visão da companhia sobre eventos ao vivo.
- 3. Segundo dados levantados pela eMarketer, estima-se que o X tem pouco mais de 40 milhões de usuários mensais no Brasil, com uma queda projetada de 6% nos próximos dois anos.
Elon Musk ataca ministro em seu perfil no X
Musk recorreu à sua rede social para criticar Alexandre de Moraes. Em mensagens publicadas em seu perfil oficial no X, na última quarta-feira (4), o bilionário chamou o ministro de “criminoso”, ao comentar uma postagem feita por um usuário da rede social. “Ele [Moraes] é um criminoso fazendo cosplay de juiz“, escreveu o magnata.
Ainda de acordo com o empresário, “Moraes acabará na prisão por seus muitos crimes. Este é o seu destino“, disse ele em outra publicação. Além disso, Musk compartilhou uma mensagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). No post, o parlamentar divulgava um “placar” com supostos votos de senadores sobre o eventual impeachment do ministro do STF.
Na imagem compartilhada por Nikolas, 23 senadores supostamente seriam favoráveis ao impeachment, 16 seriam contrários e 42 ainda não teriam se decidido. Vale destacar que apenas o Senado pode analisar este tipo de pedido na Suprema Corte.
“Ainda assim, são muitos os senadores que querem que ele saia. Na próxima eleição, ele sai“, concluiu o bilionário.