É bem verdade que utilizar o ar-condicionado com muita frequência pode aumentar o preço da conta de luz e, consequentemente, as pessoas passam a procurar por aparelhos mais econômicos. Modelos com a tecnologia inverter e com inteligência artificial (IA) embutida são alguns que prometem ajudar a diminuir os gastos com energia, apesar de o consumo ainda ser superior ao de um ventilador, por exemplo.
Em terras brasileiras, o selo Procel indica os eletrodomésticos mais eficientes disponíveis no mercado, enquanto a etiqueta INMETRO classifica os níveis de eficiência e economia. Nas próximas linhas, confira oito sistemas de ar-condicionado mais econômicos, com preços atualizados em setembro de 2024.
Qual ar-condicionado é mais econômico?
Existe uma série de recursos que impactam positivamente no consumo de energia registrado por sistemas de ar-condicionado. Dentre eles, compressores inverter foram uma importante evolução na configuração interna dos dispositivos. Indo na contramão dos modelos tradicionais, esses componentes evitam ciclos de liga/desliga, o que aumenta a eficiência em cerca de 80%. Além disso, alguns modelos mais modernos contam com seções de aplicativos que informam o consumo em tempo real.
Outro ponto importante é verificar se o ar-condicionado de seu interesse tem potência em BTUs proporcional à metragem do ambiente onde ele vai ser instalado. Por exemplo: aparelhos de 9.000 BTUs são indicados para cômodos que possuem até 12 m². Cabe destacar que as fabricantes projetam os seus modelos em diferentes potências, visando atender necessidades específicas. Neste sentido, confira algumas das linhas mais econômicas de 2024:
- 1. LG Dual Inverter Voice +AI;
- 2. LG Dual Inverter Compact;
- 3. Philco Eco Inverter;
- 4. Midea Xtreme Connect;
- 5. Electrolux Color Adapt;
- 6. Samsung Digital Inverter;
- 7. TCL Elite Series A2;
- 8. Elgin Inverter Connect.
Dicas para economizar
- 1. Certifique-se que seu ar-condicionado tenha o selo Procel
O primeiro passo para saber como economizar energia com ar-condicionado é checar essa informação. Lembrando que ele revela se o aparelho será mais ou menos econômico, de acordo com a escala que varia de A até G, sendo A mais econômico e o G menos econômico. O ideal é que esse ponto seja pensado antes da compra do dispositivo, para que o investimento contemple o melhor custo-benefício.
- 2. Confira a instalação elétrica no disjuntor
Essa é uma questão técnica que responde à pergunta de como economizar na conta de luz utilizando o ar-condicionado, e pode fazer você economizar uma boa grana. A instalação elétrica dos aparelhos deve ser feita em um disjuntor exclusivo, para proteger os circuitos em caso de instabilidade elétrica.
Devido à elevada carga de energia que um ar-condicionado consome, o ponto principal na hora da compra do disjuntor é avaliar a amperagem requerida para a potência deste equipamento. Com isso, evita-se que o aparelho fique ligando e desligando, gerando sobrecarga e redução da vida útil.
- 3. Escolha um modelo de acordo com o espaço
Apesar de ser uma tarefa relativamente simples, muitas vezes não é respeitado o dimensionamento do espaço e da quantidade de aparelhos necessários para climatizar um local. Alguns fatores como circulação de pessoas, posição do ambiente, aberturas de portas e janelas e exigência de refrigeração devem ser pensados para o cálculo correto da necessidade de BTUs.