Na última sexta-feira (30), a Receita Federal pagou o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Ao todo, mais de 5,34 milhões de contribuintes foram agraciados, totalizando um repasse de R$ 6,8 bilhões. O lote em questão inclui restituições residuais de exercícios anteriores.
De acordo com a Receita Federal, 47.238 contribuintes que moram no Rio Grande do Sul (RS) foram priorizados e receberam suas restituições no 4º lote, por conta do estado de calamidade decretado pelo Estado. Além disso, um montante de R$ 469,1 milhões foi destinado ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento. São eles:
- 1. 15.077 idosos acima de 80 anos;
- 2. 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3. 7.168 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 4. 27.372 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 5. 261.019 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Vale destacar que outros 4.904.908 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários. Dito isso, a seguir, confira o cronograma da restituição do Imposto de Renda 2024 e como realizar a consulta online.
Restituição do Imposto de Renda 2024: cronograma de pagamentos
Os repasses das restituições do Imposto de Renda 2024 estão sendo feitos em cinco lotes distintos, conforme dito pela Receita Federal:
Calendário oficial
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 28 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Passo a passo de como realizar a consulta
Assim que a consulta estiver disponível, o contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal e clicar na opção “Meu Imposto de Renda“. Na sequência, basta clicar em “Consultar a Restituição“.
A plataforma oferece diversas orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração do Imposto de Renda, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência no informe obrigatório, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações incorretas.
Além disso, a Receita Federal disponibiliza aplicativos para dispositivos móveis (disponível para Android e iOS) que permite consultar diretamente as bases do Fisco informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda 2024 e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Quem caiu na malha não vai receber os valores
Ao realizar a consulta, o contribuinte poderá saber se há alguma pendência em sua declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina“. Para verificar a sua situação, siga o tutorial:
- 1. Primeiro, acesse o e-CAC;
- 2. Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)“;
- 3. Na próxima tela, vá na guia “Processamento” e escolha o item “Pendências de Malha“;
- 4. Por fim, basta verificar se a sua declaração está na malha fina e descobrir o motivo pelo qual ela foi retida.