Dentre os eletrodomésticos presentes na cozinha, existe um que pode ser um verdadeiro perigo para a sua casa. Isso porque, além de gastar energia, ele também pode causar um incêndio se for deixado conectado à tomada. Esse é um problema e tanto, fazendo com que o cuidado tenha que ser redobrado.
Como é de se imaginar, muitas pessoas não têm o hábito de tirar os aparelhos da tomada. Em alguns casos, como no uso da geladeira, por exemplo, isso é mais do que necessário, mas em outras situações essa ação pode ser perigosa. Siga a leitura para saber do que se trata e fique atento quanto aos próximos usos.
Qual eletrodoméstico deve ser retirado da tomada?
Entre os aparelhos que podem causar incêndios, a torradeira se destaca. Quando em funcionamento as resistências aquecem, os resíduos acumulados, como as migalhas de pão, podem aumentar o risco de incêndio. Portanto, manter o eletrodoméstico em questão desconectado reduz o risco de incêndios acidentais. Se houver um curto-circuito ou falha elétrica, a torradeira não estará conectada à corrente elétrica, o que minimiza o risco de chamas.
Como cuidar da torradeira e evitar incêndios acidentais?
Para mitigar o risco de incêndio, algumas práticas simples podem fazer toda a diferença. A primeira delas, como destacado, é retirar o aparelho da tomada imediatamente após o uso, reduzindo o superaquecimento ou falha elétrica. Outra dica é limpar as migalhas, para que os resíduos não fiquem acumulados. Além disso, o ato de desligar a torradeira na tomada gera uma economia na conta de luz, preservação da torradeira e prevenção de acidentes.
Ao seguir essas dicas, você não só manterá sua casa segura, como também contribuirá para a preservação do meio ambiente. Então, fique atento e, sempre que sair, retire a torradeira da tomada.
Demais aparelhos que devem ser retirados da tomada
Para evitar acidentes e reduzir o consumo de luz, veja abaixo alguns dos principais aparelhos que continuam gastando eletricidade mesmo quando desligados:
- 1. Televisão
Os televisores, especialmente os de tela plana, são exemplos clássicos de dispositivos que consomem energia em standby. Mesmo desligados, eles permanecem em modo de espera para garantir o rápido acionamento via controle remoto. O consumo médio nesse modo varia entre 10 e 20 watts.
- 2. Carregador de celular
Muito provavelmente você já saiba que os carregadores de celular continuam a gastar eletricidade mesmo quando não estão conectados ao aparelho. Para quem não sabe, isso acontece porque eles ainda estão ligados à tomada. O consumo médio fica entre 0,1 e 0,5 watts.
- 3. Videogame
Consoles de videogame, como PlayStation e Xbox, também são vilões no consumo de energia em standby. Mesmo desligados, eles permanecem em modo de espera para uso imediato. Dependendo do modelo e das configurações, o consumo pode variar de 10 a 20 watts.