O governo federal não planeja um reajuste significativo nos benefícios do Bolsa Família para o próximo ano. De acordo com informações de integrantes do Palácio do Planalto e de diversos ministérios envolvidos, a previsão é que o orçamento destinado ao programa social permaneça estável em 2025. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou ao G1 e à TV Globo que não há planos para um aumento nos valores dos benefícios no próximo ano.
Atualmente, o valor médio do benefício do Bolsa Família é de R$ 681,09 por mês. Segundo Dias, esse montante já é suficiente para manter o poder de compra dos beneficiários, considerando que a inflação está sob controle. O programa, que em agosto vai beneficiar 20,76 milhões de famílias, oferece um valor médio de R$ 230 por integrante, o que, conforme o ministro, é adequado para garantir que os beneficiários possam adquirir produtos essenciais e atender às suas necessidades básicas.
A proposta de Orçamento para 2025, que está sendo finalizada pelos auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), detalhará os gastos de cada ministério e programa, e será apresentada na próxima semana. O Ministério do Planejamento, responsável pela elaboração do orçamento, ainda não se manifestou sobre a proposta.
O ministro Wellington Dias destacou que qualquer necessidade de reajuste será reavaliada caso a inflação para a população de baixa renda se eleve significativamente. No entanto, no cenário atual, o governo acredita que o valor atual dos benefícios é suficiente para sustentar o poder de compra dos beneficiários e auxiliar na redução da pobreza.
“Claro que também estamos atentos, qualquer momento que tiver a necessidade … O presidente quer garantir que os mais pobres tenham não só o benefício, mas o poder de compra adequado para que a gente possa alcançar um objetivo de tirar o Brasil do Mapa da Fome e fazer disso também um instrumento para a promoção da dignidade”, afirmou o ministro.
Calendário do Bolsa Família de agosto
Neste mês de agosto, o governo federal distribui os pagamentos do Bolsa Família com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, como vem sendo costumeiramente. Confira os repasses:
- NIS final 1: 19 de agosto;
- NIS final 2: 20 de agosto;
- NIS final 3: 21 de agosto;
- NIS final 4: 22 de agosto;
- NIS final 5: 23 de agosto;
- NIS final 6: 26 de agosto;
- NIS final 7: 27 de agosto;
- NIS final 8: 28 de agosto;
- NIS final 9: 29 de agosto;
- NIS final 0: 30 de agosto.
Os saques do benefício podem ser realizados nas agências da Caixa, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. A movimentação dos valores pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.