Em quanto tempo o Bolsa Família vai ser desbloqueado após suspensão?

A consulta aos aprovados no Bolsa Família de agosto já foi liberada. O novo cronograma de pagamentos começou na última segunda-feira (19) e mais de 20,8 milhões de famílias serão contemplados pelo valor mínimo de R$ 600 A cada nova rodada de distribuição dos recursos, uma parte dos beneficiários fica apreensiva com a onda de bloqueios que vem travando o dinheiro para milhões de pessoas nos últimos meses — em especial as famílias unipessoais.

Desde o ano passado, o Governo Federal determinou o bloqueio do Bolsa Família para os cadastros unipessoais que foram identificados com dados inconsistentes nas bases governamentais. Esse público vem sendo investigado por suspeita de fraude e recebimento irregular — quando o cidadão informa que mora sozinho mas reside com outros integrantes que também recebem o benefício.

Assim, as famílias unipessoais até receberam o dinheiro no Caixa Tem, mas foram convocadas a prestar esclarecimentos e atualizar o seu registro no do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Caso não cumpram o prazo, o Bolsa Família pode ser cancelado.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os valores bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para aqueles que, após a atualização, comprovarem que de fato possuem direito a receber o recurso. Por isso, muitas pessoas querem saber quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família após atualizar o cadastro.

Quanto tempo leva para desbloquear o benefício após a suspensão?

O Governo Federal orientou que apenas as pessoas que foram convocadas pelo MDS procurem um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou setor do Cadúnico para atualizar o seu registro. Além de levar a documentação exigida, o beneficiário deverá assinar um termo afirmando que vive sozinho e que as informações prestadas são verdadeiras. Após esse procedimento, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.

Já o prazo para desbloqueio pode variar conforme cada caso. Na maioria das vezes, os benefícios bloqueados são liberados cerca de 30 dias após a regularização. No entanto, caso ocorra o cancelamento, pode levar até três meses (90 dias) para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.

O MDS concede o prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do CadÚnico. Quem teve o benefício bloqueado em julho tinha até o dia 16 de agosto para atualizar os dados e voltar a receber o benefício na folha de pagamento de setembro.

Como saber se o meu Bolsa Família foi bloqueado?

Para descobrir se o benefício está de fato bloqueado, o segurado deve fazer a consulta em mais de um aplicativo que mostra a situação do Bolsa Família, pois em alguns casos o benefício pode aparecer liberado. Veja quais são:

  • 1. Aplicativo Caixa Tem;
  • 2. Aplicativo do Bolsa Família;
  • 3. Aplicativo do CadÚnico;
  • 4. Portal Cidadão da Caixa;
  • 5. WhatsApp Bolsa Família: (+55) 61 4042-1552.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.