Os brasileiros contemplados pelo Bolsa Família aguardam ansiosamente pelo pagamento do benefício, visto que o montante de R$ 600 é de suma importância no orçamento para terem acesso a alimentação, saúde e educação. Inclusive, muitos se perguntam se o repasse será feito nesta sexta-feira (16). Nas próximas linhas, você confere quando de fato o depósito será efetuado.
Recentemente o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), divulgou o cronograma referente ao mês de agosto. Segundo o calendário, os segurados com o Número de Identificação Social (NIS) de final 1 serão os primeiros a receber. Veja as datas, quem pode receber e como consultar o auxílio.
Bolsa Família: pagamentos de agosto
De acordo com o MDS, os benefícios sempre são pagos durante os últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada — com exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado. Abaixo, você pode verificar a data exata de liberação:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 19 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 20 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 21 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 26 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 27 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 28 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de agosto.
Antecipação do repasse
Vale mencionar que há uma exceção para os moradores de municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal. Este é o caso do Rio Grande do Sul (RS). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelos pagamentos, 658 mil famílias do Estado gaúcho vão receber antecipadamente. Para essas famílias, o repasse será realizado de forma unificada, no primeiro dia da distribuição, independentemente do número final do NIS.
Quem vai receber o benefício neste mês?
A principal regra para ser contemplado pelo Bolsa Família é ter renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa. Além disso, os segurados precisam arcar com contrapartidas, como:
- 1. Manter crianças e adolescentes na escola, com frequência escolar mínima de 75%;
- 2. Gestantes precisam fazer o acompanhamento pré-natal;
- 3. Todos os membros devem estar com a caderneta de vacinação atualizada.
Como consultar o Bolsa Família?
A consulta ao benefício governamental utilizando o CPF ou o NIS pode ser feita online, pelo site oficial da CEF. Por lá, é possível visualizar os valores liberados por família, além da consulta do saldo do recurso e os montantes que já foram sacados. A seguir, veja um passo a passo:
- 1. Abra o site da CEF;
- 2. Depois, clique em “Consulta famílias beneficiárias“;
- 3. Na sequência, digite o NIS e o CPF do titular;
- 4. Então, clique em consultar.