Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou uma medida importante para contemplar os cidadãos do Rio Grande do Sul (RS) que recebem o Bolsa Família: a antecipação do benefício.
A partir de agora, até dezembro deste ano, as famílias afetadas pelas enchentes que devastaram o Estado gaúcho terão acesso antecipado aos recursos do Bolsa Família, graças à quebra no calendário de pagamento do programa de transferência de renda.
Como é de se imaginar, a decisão tem como objetivo mitigar os impactos das tragédias climáticas que atingiram o RS e proporcionar alívio financeiro imediato às famílias em situação de vulnerabilidade. Por conta do cronograma unificado, os beneficiários poderão movimentar o recurso no primeiro dia da distribuição, não sendo preciso seguir a ordem baseada no último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Importância do calendário unificado no RS
As chuvas que destruíram diversas regiões do Estado deixaram milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. Logo, a quebra do cronograma do Bolsa Família até dezembro é uma medida fundamental para apoiar os irmãos gaúchos.
Geralmente, como informado há pouco, o calendário de repasse do programa social segue uma escala conforme o último dígito do NIS, onde cada final de número recebe em dias diferentes do mês. Com o novo formato, todas as famílias poderão acessar os recursos no primeiro dia útil do cronograma de pagamento, permitindo uma resposta mais rápida às suas necessidades urgentes.
Canais de atendimento
Os segurados que tiverem dúvidas sobre o novo calendário unificado do Bolsa Família podem buscar esclarecimentos por meio de alguns canais de comunicação. São eles:
- Disque 121: serviço disponível para atender a população e fornecer informações precisas sobre o programa social;
- CRAS: os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) também estão prontos para ajudar as famílias gaúchas.
Vale mencionar que a medida de quebra de escalonamento também abrange famílias que perderam seus documentos, permitindo o saque sem cartão e documentos por meio da Declaração Especial de Pagamento (DEP), emitida pela gestão municipal. Ou seja, mesmo as pessoas prejudicadas poderão acessar o benefício sem maiores impedimentos.
Além da quebra de escalonamento do cronograma, outras ações estão sendo tomadas para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes no RS. Neste sentido, os prazos de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família foram prorrogados para aqueles que estão em processo de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.
Calendário para os demais beneficiários
Aqueles que não residem no RS deverão seguir o cronograma fixado normalmente. Veja as datas:
- NIS final 1: depósito no dia 19 de agosto;
- NIS final 2: depósito no dia 20 de agosto;
- NIS final 3: depósito no dia 21 de agosto;
- NIS final 4: depósito no dia 22 de agosto;
- NIS final 5: depósito no dia 23 de agosto;
- NIS final 6: depósito no dia 26 de agosto;
- NIS final 7: depósito no dia 27 de agosto;
- NIS final 8: depósito no dia 28 de agosto;
- NIS final 9: depósito no dia 29 de agosto;
- NIS final 0: depósito no dia 30 de agosto.