Neste ano, o governo brasileiro efetuou uma série de mudanças para melhorar a mobilidade dos idosos. Antigamente, a gratuidade no transporte público era reservada para cidadãos com mais de 65 anos de idade. Porém, isso mudou, visto que essa política foi expandida para incluir indivíduos na faixa etária entre 60 e 64 anos. A medida promete transformar o dia a dia dessa parcela da população de maneira significativa.
O acesso gratuito ao transporte público não só traz alívio financeiro, mas também oferece maior autonomia e participação social. Com a eliminação dos custos de deslocamento, os brasileiros mais velhos são incentivados a se envolver mais ativamente na vida comunitária e cultural, promovendo uma rotina mais dinâmica, saudável e participativa.
Importância da ampliação do benefício
A nova política de gratuidade no transporte público para idosos acima dos 60 anos traz consigo uma série de benefícios, visto que ao eliminar os custos de deslocamento, o cidadão tem acesso facilitado a diversas atividades, fundamentais para a manutenção da independência e qualidade de vida desse grupo.
Em outras palavras, permitir que os mais velhos se desloquem livremente é de suma importância para sua saúde mental e física, além de promover a inclusão social e cultural. A isenção tem um impacto para lá de positivo na vida dos idosos, promovendo maior integração e participação em eventos comunitários.
Como bem sabemos, visitar familiares, ir ao cinema ou ao teatro e outras atividades enriquecem a rotina. Logo, ao ampliar o acesso a essas oportunidades, a política fortalece a conexão dos idosos com a sociedade, derrubando barreiras que podem levar ao isolamento.
Afinal de contas, como ter acesso ao recurso?
Existem duas formas de emitir a Carteira do Idoso, documento que concede as viagens de graça para idosos com mais de 60 anos. Uma delas é online, enquanto a outra é presencialmente. Abaixo, veja como funciona cada um dos procedimentos:
Online
- 1. Primeiro, acesse o site o portal oficial da Carteira do Idoso;
- 2. Depois, faça login com seu CPF e senha no portal Gov.br;
- 3. Na tela inicial, clique na opção “Emitir Carteira da Pessoa Idosa”;
- 4. Feito isso, preencha os dados solicitados e envie a solicitação;
- 5. Por fim, basta imprimir ou salvar o documento em seu dispositivo.
Presencialmente
- 1. Vá até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa;
- 2. Esteja munido dos seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda (caso necessário comprovar renda familiar de até dois salários mínimos).
- 3. Informe os dados solicitados ao atendente do CRAS;
- 4. Aguarde o prazo de até 45 dias para receber o a carteirinha.
Benefícios concedidos
- 1. Direito a duas vagas gratuitas em viagens interestaduais de ônibus;
- 2. Desconto de pelo menos 50% no valor das passagens interestaduais, caso as vagas gratuitas já estejam preenchidas;
- 3. Outros benefícios que podem ser oferecidos por estados e municípios, como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.