Maior ameaça do Google não seriam os órgãos reguladores dos EUA

O tema tem ganhado força nas redes sociais; entenda

Recentemente, o Google perdeu um processo antitruste e vai precisar lidar com as consequências dessa derrota, mas a maior ameaça atual ao gigante da tecnologia não seriam os órgãos reguladores dos Estados Unidos. Para muitos analistas, a preocupação da empresa deve ser com a concorrência da OpenAI.

De acordo com a informações são da Reuters, especialistas, investidores e analistas têm observado que o número de pessoas que usam ferramentas de Inteligência Artificial (IA), vem crescendo, e o ChatGPT, da OpenAI, provavelmente o mais popular dos chatbots do mercado, já está desafiando o domínio do Google.

Acho que para o Google neste momento, a IA é um negócio muito maior do que a decisão da justiça. A IA está mudando fundamentalmente como o produto de busca também funciona”, disse Arvind Jain, um ex-engenheiro do Google que trabalhou em produtos, incluindo a área de busca, por 10 anos.

Jain, que agora dirige uma compnhia de busca corporativa chamada Glean, disse que o impacto da IA ​​foi imediato em comparação com qualquer impacto dessas decisões dos tribunais, que levam muito tempo para afetar o mercado.

Como bem sabemos, o Google é o sinônimo de ferramenta de busca. A empresa comanda cerca de 90% da quota de mercado global, gerando cerca de US$ 175 bilhões em receitas anuais por meio do negócio.

Enquanto isso, a OpenAI lançou recentemente o SearchGPT, posicionando-se para competir com o Google no mercado de mecanismos de busca. Esta nova ferramenta permite aos usuários pesquisar na web em tempo real e resumir automaticamente os resultados do Bing da Microsoft.

OpenAI x Google

  • O SearchGPT da OpenAI pode não representar uma ameaça imediata ao Google e seu buscador, de acordo com especialistas do setor;
  • No entanto, o impulso criado pelo ChatGPT em pouco tempo sugere que o Google deveria prestar atenção;
  • A estratégia da OpenAI na implementação do SearchGPT foi elogiada por seu foco no feedback de um pequeno grupo de editores e usuários.

Apesar dos desafios, o Google continua a ser o motor de pesquisa preferido da maioria dos consumidores, assegurando o seu domínio contínuo no mercado. Contudo, a ascensão de concorrentes como a OpenAI sinaliza uma mudança potencial no panorama das ferramentas de busca, levando a big tech a reconsiderar a sua abordagem e a fazer as mudanças necessárias para se manter competitivo.

Tecnologia desenvolvida por brasileiro é comprada pelo Google

Em 2022, Noam Shazeer e o brasileiro Daniel de Freitas deixaram seus empregos desenvolvendo IA no Google. Eles disseram que a empresa era muito lenta no assunto. Por isso, eles criaram a Character.AI, uma startup de chatbot, e levantaram quase US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão).

Inclusive, o Google concordou em pagar US$ 3 bilhões (aproximadamente R$ 16,5 bilhões) para licenciar a tecnologia, disseram duas pessoas a par do acordo. Cerca de US$ 2,5 bilhões (ou R$ 13,75 bilhões) desse valor serão usados para comprar as ações dos acionistas da Character.AI, incluindo Shazeer, que possui entre 30% e 40% da empresa.

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