Nos últimos dias, os consumidores brasileiros foram notificados sobre o recolhimento de um produto amplamente utilizado nas cozinhas do país: a pimenta-do-reino. Um lote específico da especiaria, distribuído pela companhia Pancada, com sede em Franca (SP), foi identificado como irregular pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, visto que ele não atende às normas de segurança alimentar vigentes.
Por conta disso, a Anvisa tomou as medidas cabíveis, suspendendo a venda e distribuição do lote em questão, após análises laboratoriais apontarem irregularidades significativas. Segundo o órgão controlador, foram encontrados elementos não declarados na embalagem do produto, como glúten e amido, o traz riscos principalmente para pessoas com restrições alimentares específicas, como a doença celíaca e alergias ao milho.
Problemas identificados pela Anvisa
Os ricos associados ao consumo do lote de pimenta-do-reino irregular são alarmantes. Devido à presença de glúten e amido, consumidores sensíveis podem enfrentar uma série de reações adversas. Dentre elas estão sintomas como anemia, fortes dores abdominais, reações dermatológicas e até dificuldades respiratórias severas, que são bem perigosas e podem exigir intervenção médica imediata.
Diante deste cenário, é de suma importância verificar a embalagem da pimenta-do-reino moída. O lote irregular possui o número 45349. Caso tenha produtos da marca Pancada com esta numeração em sua casa, a orientação da Anvisa é que eles não sejam consumidos. Ainda de acordo com o órgão, estes itens devem ser isolados e podem ser devolvidos ao ponto de venda, onde medidas adequadas podem ser tomadas.
Contendo eventuais problemas
Além de ordenar o recolhimento da pimenta-do-reino em pó das prateleiras, as Anvisa ressaltou a necessidade de fiscalização contínua e rigorosa nas linhas de produção para evitar futuras contaminações cruzadas ou erros de rotulagem. Inclusive, vale lembrar que esta não é a primeira vez que produtos alimentícios são removidos do mercado por razões parecidas, destacando a importância do controle na proteção da saúde.
Possíveis sintomas
- 1. Anemia;
- 2. Dor abdominal;
- 3. Distensão abdominal;
- 4. Diarreia;
- 5. Dermatites;
- 6. Coceira e/ou formigamento;
- 7. Dificuldades respiratórias;
- 8. Tontura, desmaio ou vertigem;
- 9. Inchaço em várias partes do corpo;
- 10. Vômito.
Ainda, o caso envolvendo a pimenta-do-reino em pó da marca Pancada ressalta a necessidade de um acompanhamento minucioso dos produtos comercializados e consumidos diariamente pelos brasileiros. Em outras palavras, a segurança alimentar é um aspecto fundamental da saúde pública, exigindo vigilância constante e colaboração entre fabricantes, órgãos regulatórios e consumidores.
Controle de qualidade
Instituída pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, a Anvisa trata-se de uma autarquia sob regime especial, com sede no Distrito Federal, e está presente em todo território brasileiro por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Institucionalmente falando, o órgão controlador tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias.