O Cartão do Cidadão tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, como o abono salarial PIS/Pasep, em casos onde o segurado não recebe o montante em sua própria conta ou não utilize o aplicativo bancário Caixa Tem — que reúne grande parte dos auxílios de cunho assistencial, como o Bolsa Família.
Sendo assim, ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal (CEF), presentes em todas as cidades do Brasil. Vale lembrar que a Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão a receber o pagamentos dos recursos administrados pelo banco estatal, de forma prática, por meio de:
- 1. Pontos de atendimento;
- 2. Caixas eletrônicos;
- 3. Casas lotéricas;
- 4. Correspondentes Caixa Aqui;
- 5. Agências da CEF.
Como solicitar o Cartão do Cidadão?
O Cartão do Cidadão, na realidade, é emitido automaticamente para os beneficiários, quando solicitado por gestores de programas sociais, sendo o mais comum o seguro-desemprego. Se preferir, o atendimento também pode ser feito pelo telefone 111 (Atendimento Caixa ao Cidadão).
Lembrando que ao receber o cartão é preciso criar a Senha Cidadão para poder acessar o dinheiro depositado. Vale ressaltar que a consulta de saldos e extratos, como do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), ou verificar se há alguma parcela do PIS/Pasep ou seguro-desemprego, pode ser feita por meio de aplicativos da CEF, como o já mencionado Caixa Tem ou o Caixa Trabalhador (ambos disponíveis para Android e iOS).
Como criar a Senha Cidadão?
A senha deve ser feita na agência da CEF ou em uma lotérica — no segundo caso, será preciso ligar com antecedência para o canal Caixa Cidadão pelo telefone 111). Cabe mencionar que para criar o código nas agências bancárias não há necessidade de possuir o cartão, apenas apresentar um dos seguintes documentos:
- 1. Carteira de identidade (RG ou CPF);
- 2. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — modelo com foto, mesmo fora do prazo de validade, ou modelo digital;
- 3. Carteira profissional, como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo;
- 4. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) — modelo informatizado;
- 5. Identidade militar;
- 6. Carteira funcional;
- 7. Carteira de identidade de estrangeiros;
- 8. Passaporte.
Quem recebe o PIS/Pasep em agosto?
O último pagamento de 2024 do abono salarial será feito no dia 15 de agosto. Neste mês, serão contemplados os trabalhadores, sejam eles do setor público ou privado, nascidos nos meses de novembro e dezembro. Vale lembrar que a quantia pode variar de R$ 118 a R$ 1.412, conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base de 2022.
Em 2024, 24.874.071 profissionais têm direito ao PIS/Pasep. Destes, 21.982.722 trabalham para a iniciativa privada e irão receber pela CEF (PIS), enquanto os outros 2.891.349 possuem vínculo empregatício com o setor público e irão receber pelo Banco do Brasil (Pasep). Dito isso, veja as datas de pagamento:
Mês de nascimento do trabalhador | Recebem a partir de |
Janeiro | 15/02/2024 |
Fevereiro | 15/03/2024 |
Março | 15/04/2024 |
Abril | 15/04/2024 |
Maio | 15/05/2024 |
Junho | 15/05/2024 |
Julho | 17/06/2024 |
Agosto | 17/06/2024 |
Setembro | 15/07/2024 |
Outubro | 15/07/2024 |
Novembro | 15/08/2024 |
Dezembro | 15/08/2024 |