O pagamento da restituição do terceiro lote do Imposto de Renda 2024 já está sendo realizado. Um total de 6.091.572 contribuintes receberá uma quantia total de R$ 8,5 bilhões. Se você declarou o IR 2024 dentro do prazo, que encerrou em 31 de maio, mas não entrou neste terceiro lote, sua declaração pode ainda estar em análise ou apresentar alguma pendência.
Para entender como está a análise da Receita Federal sobre a sua declaração de IR 2024, é essencial seguir um passo a passo simples. Isso possibilitará a verificação do estado do seu processo de forma rápida e eficaz. Abaixo, listamos como proceder:
- Acesse o Portal de Serviços do Contribuinte da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Entre com sua conta gov.br;
- Ao abrir a página, o status aparecerá ao lado de “IRPF 2024”.
Status da restituição
‘Em processamento’ é o estágio inicial da análise da Receita Federal. A situação indica que a sua declaração foi recebida, mas ainda não foi totalmente computada pelo sistema da Receita. É essencial aguardar um pouco mais para avançar ao próximo estágio.
Quando o status da declaração muda para “Processada”, significa que ela foi recebida e o processamento foi concluído com sucesso. Isso não garante que o documento foi homologado, podendo ser revisto num período de até cinco anos.
O status “Em fila de restituição” indica que o documento foi processado pela Receita e o contribuinte tem direito à restituição do IR 2024. No entanto, o valor ainda não foi disponibilizado na rede bancária. É crucial que o contribuinte não tenha débitos com a Receita para receber a restituição.
Se a declaração estiver “Com pendências”, é necessário atenção redobrada. Isso ocorre quando, após processada, a Receita encontra inconsistências nas informações declaradas. Nessa situação, o contribuinte deve acessar a página da Receita, identificar as pendências e regularizá-las.
A mensagem “Em análise” indica que a declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, mas o órgão aguarda documentos adicionais do contribuinte. Também pode indicar que a declaração está esperando o final da análise de documentos já entregues.
Quando a declaração é “Retificada”, significa que a versão anterior foi totalmente substituída por uma nova e correta. O contribuinte deve assegurar que todas as informações estejam precisas para evitar pendências futuras.
Se a declaração aparece como “Cancelada”, significa que foi cancelada pela administração tributária ou pelo próprio contribuinte. Neste caso, será necessário realizar uma nova declaração. Já a situação “Tratamento manual” indica que a declaração está sendo revisada manualmente pela Receita. O contribuinte deverá acompanhar futuras correspondências para saber como proceder.