Desde a reativação do Bolsa Família, as autoridades brasileiras realizam, periodicamente, uma revisão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no intuito de encontrar registros irregulares e, consequentemente, destinar os recursos para quem realmente precisa. Quando o “pente-fino” é feito, o titular do benefício deve estar com todos os seus dados atualizados para garantir a continuidade dos pagamentos.
Caso sejam encontradas incongruências no registro, o segurado é convocado para atualizar as informações passadas ao CadÚnico, com o informe sendo feito pelo aplicativo Caixa Tem, SMS ou extrato bancário. Ao ser notificado, é preciso se dirigir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Quando é preciso atualizar o CadÚnico para manter o Bolsa Família?
Vale destacar que as famílias inscritas no programa de transferência de renda que necessitam de atualização no CadÚnico podem ter o seu auxílio suspenso, visto que o pagamento é cessado até que o titular faça toda a regularização comprovando que tem direito ao recurso governamental. Abaixo, veja quando a atualização se faz necessária:
- 1. Quando a família mudar de endereço;
- 2. Quando as crianças e adolescentes mudarem de escola;
- 3. A existência de um novo integrante, seja por nascimento, adoção ou termo de guarda;
- 4. Quando houver mudança na renda mensal familiar, que não pode ultrapassar R$ 218 por pessoa.
Descumprimento das contrapartidas
Além disso, beneficiário é convocado para atualizar as informações quando:
- 1. As crianças de zero a sete anos não passaram por acompanhamento nutricional (tamanho e peso) nos últimos seis meses — feito no Sistema Único de Saúde (SUS);
- 2. As crianças e adolescentes estão com a caderneta de vacinação desatualizada;
- 3. As gestantes não passaram por consulta pré-natal;
- 4. As crianças e adolescentes estão frequentando menos de 85% das aulas por mês.
Onde atualizar os meus dados?
No Distrito Federal, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) destinou seus funcionários para a atualização dos dados do CadÚnico por busca ativa, isto é, comparecendo na casa dos segurados do Bolsa Família. No entanto, a medida não é válida em todo território nacional. Sendo assim, ao ser convocado para atualizar as informações, é preciso que o titular do benefício:
- 1. Agende o atendimento no CRAS da sua cidade;
- 2. Compareça com um documento oficial com foto;
- 3. Atualize todos os dados do CadÚnico;
- 4. Aguarde a liberação do seu benefício que ficou suspenso.
Últimos pagamentos de julho
Nesta quarta-feira (31), a Caixa Econômica Federal (CEF) efetuou os últimos repasses do Bolsa Família de agosto, contemplando os segurados com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 0. Abaixo, veja o cronograma:
- NIS final 1: 18 de julho (pago);
- NIS final 2: 19 de julho (pago);
- NIS final 3: 22 de julho (pago);
- NIS final 4: 23 de julho (pago);
- NIS final 5: 24 de julho (pago);
- NIS final 6: 25 de julho (pago);
- NIS final 7: 26 de julho (pago);
- NIS final 8: 29 de julho (pago);
- NIS final 9: 30 de julho (pago);
- NIS final 0: 31 de julho (pago hoje).