Conforme vamos evoluindo e ganhando anos de experiência, é muito comum ouvir de pessoas próximas que somos muito parecidos com algum de nossos pais. No caso das mulheres, por exemplo, falar que são parecidas com a mãe pode não ser uma verdade absoluta, visto que, em muitos casos, os genes do pai são os que mais se fazem presentes.
Outra teoria indica que o estilo de vida do genitor antes da concepção do bebê, incluindo o que se come e se pratica alguma atividade física, são a base da saúde futura da criança. Todavia, o objetivo de um recente estudo é mostrar quais podem ser as características que você pode herdar do pai ou de sua mãe.
Herança genética
Geralmente, segundo o estudo, as crianças herdam:
- 1. A ponta do nariz;
- 2. A área ao redor dos lábios;
- 3. O tamanho das maçãs do rosto;
- 4. Os cantos dos olhos;
- 5. O formato do queixo.
Curiosamente, essas são as principais áreas destacadas durante um procedimento de reconhecimento facial. Neste sentido, acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. Entretanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Sendo assim, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.
Toda essa “engenharia genética” pode ser explicada durante o período de gestação. Em linhas gerais, o corpo da mulher identifica o feto como algo parcialmente estranho. Para salvar o bebê, é preciso encontrar harmonia com os genes agressivos do pai — às vezes à custa dos próprios genes. Mesmo assim, ainda é possível definir quais características podem ser herdadas de cada um deles. Confira:
- 1. Inteligência
Os genes responsáveis pela inteligência estão presentes no cromossomo X. Sendo assim, os filhos herdam a inteligência das mães, enquanto as filhas recebem a inteligência de ambos. Contudo, no caso das meninas, apenas 40% da inteligência da genitora é herdada. O restante é adquirido durante a vida.
- 2. Doenças mentais
Quanto mais velho for o pai, menos qualidade do esperma pode ter. É por isso que pessoas idosas podem transmitir genes mutantes para seus filhos. A presença dessas características faz com que as crianças possam desenvolver doenças mentais, como autismo, hiperatividade ou transtorno bipolar. Além disso, crianças nascidas de pais com mais de 45 anos têm mais chances de desenvolver tendências suicidas e possui dificuldade de aprendizado.
- 3. Altura
Os pais têm maior participação na altura dos filhos do que as mães. Homens geralmente têm filhos mais altos. Em média, 80% do tamanho de alguém depende do pai; o restante é resultado do estilo de vida e saúde. Além disso, nem todos os filhos de um mesmo casal possuem a mesma altura. Crianças mais novas, geralmente, são mais baixas que as mais velhas.
- 4. Cor do olhos
Como era de esperar, a cor marrom dos olhos é o gene dominante. Logo, se um dos pais (especialmente o genitor) tem olhos escuros e o outro possui olhos azuis ou verdes, é mais provável que a criança possua a coloração castanha.
As chances de a criança nascer com olhos azuis não são nulas, mas isso só pode acontecer se um dos pais tiver um gene responsável pela cor azul. Azul e verde são considerados genes recessivos, o que significa que eles só se manifestam se houver “um par”. Contudo, é possível que pais de olhos claros tenham filhos com olhos castanhos, isso acontece no caso de um dos pais apresentar o gene dominante.