Ótimo notícia para os brasileiros contemplados pelo maior programa de transferência de renda do país, mais especificamente para os beneficiários que residem em Pernambuco: o governo estadual acaba de confirmar o repasse do 13º do Bolsa Família. A medida tem como objetivo trazer alívio financeiro para os menos abastados financeiramente.
O anúncio foi feito nas redes sociais do Governo de Pernambuco, confirmando que o montante extra será pago junto aos pagamentos que competem ao mês de agosto. Sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, o dinheiro será repassado à Caixa Econômica Federal (CEF) no dia 30 de julho, com banco estatal fazendo os depósitos conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do titular.
Quem será agraciado pelo 13º do Bolsa Família em agosto?
Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, poderão receber a quantia adicional os segurados inscritos que tenham recebido o benefício por, pelo menos, seis meses em 2023, consecutivamente ou não. Vale destacar que o valor do abono é de R$ 150, e será pago na mesma conta em que o agraciado costuma receber as pensões do programa.
Consulta ao benefício
Nas distribuições anteriores, o Governo de Pernambuco disponibilizou um site específico para que as famílias realizem a consulta ao 13º do Bolsa Família — do qual você pode acessar clicando aqui. Para saber se tem direito ao montante adicional, o beneficiário deve informar o NIS e sua data de nascimento.
No entanto, vale destacar que, por enquanto, a plataforma está fora do ar e não há informação se ela será reativada em breve. Portanto, para descobrir como consultar, será preciso ficar de olho nos informes divulgados pelas autoridades locais nas redes sociais.
Uma alternativa é utilizar o aplicativo bancário Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Por lá, os contemplados pelo Bolsa Família podem realizar a consulta e verificar se o abono de R$ 150 já consta no extrato de pagamento. Se preferir, pode-se procurar os locais que já estão habituados a receber, como por exemplo:
- 1. Agências físicas da CEF;
- 2. Postos de atendimento;
- 3. Correspondentes Caixa Aqui.
Cronograma de agosto do Bolsa Família é revelado
Vale ressaltar que o pagamento do 13º do Bolsa Família vai seguir as mesmas datas do calendário oficial do programa assistencial, tendo início no dia 19 de agosto e terminando no dia 30 do mesmo mês. Dito isso, a seguir, veja o cronograma completo:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 19 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 20 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 21 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 26 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 27 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 28 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de agosto.