Por conta do Sistema Único de Saúde (SUS), os brasileiros possuem o direito de conseguir uma série de remédios gratuitamente. O privilégio faz parte do programa Farmácia Popular, criado pelo Governo Federal, e está disponível em estabelecimentos credenciados em todo território nacional.
Inclusive, em comemoração aos 20 anos da iniciativa, 10 novos medicamentos foram incluídos na lista de gratuidade, sendo eles para o tratamento de Parkinson, glaucoma, incontinência, diabetes associadas à doença cardiovascular e dislipidemia. Como parte do combate a desigualdade menstrual, o programa distribui gratuitamente absorventes higiênicos.
“Esses programas garantem a acessibilidade a medicamentos essenciais, especialmente para pessoas com condições crônicas e de baixa renda, melhorando a adesão ao tratamento. Resultando em prevenção de complicações graves, diminuição de internações hospitalares e redução de custos tanto para os indivíduos quanto para o sistema de saúde“, analisa Dalton Giovani, farmacêutico e professor do curso de Farmácia da Estácio.
Lista com medicamentos completamente gratuitos
A seguir, saiba quais são os remédios disponíveis gratuitamente nos Farmácia Popular:
Asma
- Brometo de Ipratrópio 0,02mg;
- Brometo de Ipratrópio 0,25mg;
- Dipropionato de Beclometasona 200mcg;
- Dipropionato de Beclometasona 250mcg;
- Dipropionato de Beclometasona 50mcg;
- Sulfato de Salbutamol 5mcg.
Diabetes
- Cloridrato de Metformina 500mg;
- Cloridrato de Metformina 500mg + Ação Prolongada;
- Cloridrato de Metformina 850mg;
- Glibenclamida 5mg;
- Insulina Humana Regular 100ui/Ml;
- Insulina Humana 100ui/Ml.
Hipertensão
- Atenolol 25mg;
- Besilato de Anlodipino 5mg;
- Captopril 25mg;
- Propranolol 40 Mg;
- Hidroclorotiazida 25mg;
- Losartana Potássica 50mg;
- Maleato de Enalapril 10mg;
- Espironolactona 25mg;
- Furosemida 40 Mg;
- Succinato de Metoprolol 25mg.
Osteoporose
- Alendronato de Sódio 70mg.
Anticoncepcional
- Acetato de Medroxiprogesterona 150mg;
- Etinilestradiol 0,03mg + Levonorgestrel 0,15mg;
- Noretisterona 0,35mg;
- Valerator de Estradiol 5mg + Enantato de Noretisterona 50mg.
Dislipidemia
- Maleato de Timolol 2,5mg;
- Maleato de Timolol 5mg.
Rinite
- Budesonida 32mcg;
- Budesonida 50mcg;
- Dipropionato de Beclometasona 50mcg/dose.
Como ter acesso aos medicamentos
Para obter os remédios ofertados, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado no programa — identificados com a logomarca do Farmácia Popular — e apresentar os seguintes documentos:
- 1. Receita médica (particular ou do SUS);
- 2. Documento com foto do titular da receita médica e que conste o número do CPF.
Conheça o SUS
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.
A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde. Para isso, o SUS é composto pelo Ministério da Saúde, Estados e municípios, conforme determina a Constituição Federal. Cada ente tem suas responsabilidades para garantir que o sistema funcione plenamente e atenda da melhor maneira possível todos os brasileiros que necessitam de atendimento médico.