Conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um desejo comum entre milhares de brasileiros. No entanto, os custos envolvidos para tirar o documento podem ser um grande obstáculo para grande parcela dos cidadãos, em especial aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.
Neste ano, estima-se que os gastos totais para tirar a CNH no Brasil variam de R$ 1.600,00 a R$ 2.400,00, isso contando que não haverá nenhuma reprovação, o que torna o custo inacessível para muitas pessoas. A boa notícia, ainda desconhecida por muitos, é que existem alternativas para quem quer tirar a carteira de habilitação de forma totalmente grátis. Para isso basta seguir quatro passos — confira-os no decorrer da matéria.
Conheça o CNH Popular
O CNH Popular é um programa que tem como objetivo oferecer a carteira de habilitação de forma totalmente gratuita para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos do processo.
O programa, disponível em diversas cidades, também passou por uma expansão, abrangendo mais quatro municípios do Ceará: Sobral, Iguatu, Cascavel e Eusébio. Inclusive, desde a última segunda-feira (22), os moradores desses municípios poderão iniciar o processo para obter a habilitação de forma gratuita, graças a essa iniciativa do governo estadual.
De acordo com o governador Elmano de Freitas, com a expansão, estima-se que mais de 1.500 candidatos à CNH Popular serão atendidos, seguindo alguns critérios e passos simples e, claro, ficando atento aos prazos.
Em quatro passos você consegue o documento
Para participar do programa, os interessados devem seguir estes quatro passos simples:
- 1. Acesse o site do programa CNH Popular: visite o site oficial para obter informações detalhadas e iniciar o processo de inscrição;
- 2. Preencha o formulário de inscrição e aguarde a avaliação do cadastro: complete o formulário com suas informações pessoais e aguarde a análise e aprovação do cadastro;
- 3. Realize o agendamento online: após a aprovação, agende online as etapas do processo de habilitação;
- 4. Compareça ao Detran nas datas e horários marcados: apresente-se no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nas datas agendadas para continuar com as etapas necessárias.
Depois de agendar, os candidatos devem ir ao Detran para iniciar o processo de habilitação, que inclui etapas teóricas e práticas. Vale frisar que eles têm até 12 meses para completar todas as etapas, durante as quais receberão orientações sobre direção defensiva, mecânica básica, entre outros tópicos relevantes para quem se encontra no trânsito.
Etapas do processo de habilitação
Para quem não sabe, as etapas do processo de habilitação para obter a CNH envolvem diversas fases. Primeiro, o candidato passa por uma avaliação psicológica e por exames físico e mental para garantir que está apto a dirigir.
Após essa fase inicial, é necessário participar de um curso teórico técnico, que compreende 45 horas-aula. Este curso aborda diversas questões de trânsito e segurança, culminando em um exame teórico, no qual é necessário obter pelo menos 70% de aproveitamento para ser aprovado.
Em seguida, o candidato deve completar o curso prático de direção, que inclui 20 horas-aula para a categoria inicial A ou B. E, finalmente, após concluir o curso prático, o candidato realiza o exame de direção, que testa suas habilidades práticas no volante.