O Bolsa Família trata-se de um programa de transferência de renda, sendo fundamental na vida de milhões de brasileiros que vivem na linha da pobreza e extrema pobreza. Inclusive, recentemente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou uma nova rodada de pagamentos para agosto deste ano. O informe é especialmente relevante para os segurados, que devem ficar atentos às datas de recebimento do benefício.
Com a proximidade do mês de agosto, surge a dúvida sobre a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família. A possibilidade de adiantar o cronograma é uma medida que pode trazer alívio para muitos brasileiros, principalmente para aqueles que enfrentam situações delicadas. Nas próximas linhas, veja o que foi dito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o adiantamento dos recursos em agosto, bem como o calendário e quem poderá receber antecipadamente.
Bolsa Família: datas de pagamento em agosto
O MDS já divulgou o cronograma de repasses do programa assistencial para agosto de 2024. Os depósitos começarão no dia 19 de agosto e seguirão até o final do mês, conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do segurado.
- Beneficiários com NIS terminado em 1: pagamento no dia 19 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 2: pagamento no dia 20 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 3: pagamento no dia 21 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: pagamento no dia 22 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: pagamento no dia 23 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: pagamento no dia 26 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: pagamento no dia 27 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: pagamento no dia 28 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: pagamento no dia 29 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: pagamento no dia 30 de agosto.
Como é de se imaginar, o calendário é fundamental para que os titulares possam se planejar e garantir que terão acesso ao benefício no momento certo. Portanto, sempre verifique as datas para não perder o que é seu por direito.
Quem vai receber o dinheiro antecipadamente?
Mensalmente, o Bolsa Família adota uma logística de pagamentos avançada para certos grupos de beneficiários. A medida em questão é especialmente direcionada a famílias que enfrentam momentos delicados, como desastres naturais ou emergências sociais.
Sendo assim, no mês de agosto, o formato de antecipação será mantido para famílias residentes de cidades que decretaram estado de emergência ou calamidade nos últimos dois meses. Esses titulares terão seus pagamentos liberados logo no primeiro dia da rodada de distribuição, ou seja, em 19 de agosto, independentemente do último dígito do NIS.
Requisitos para antecipação
- 1. Residência em município com estado de emergência ou calamidade;
- 2. Decretação do estado de emergência nos últimos dois meses.
Lembrando que a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família tem como principal objetivo garantir que os beneficiários mais vulneráveis recebam o suporte financeiro de forma rápida, facilitando o acesso aos recursos em períodos críticos.