Em terras brasileiras, iniciativas governamentais como o Pé-de-Meia e plataformas digitais como o Caixa Tem estão ganhando cada vez mais destaque, principalmente entre os jovens que desejam melhorar suas habilidades de gestão financeira.
Milhares de alunos contemplados pelo programa, que recebem os valores no aplicativo bancário Caixa Tem, possuem dúvidas sobre como sacar o dinheiro depositado mensalmente. Pensando nisso, nesta matéria, vamos ensinar você, beneficiário do Pé-de-Meia, a como liberar o montante. Portanto, siga a leitura até o fim e não perca nenhuma informação importante.
Entenda o Pé-de-Meia
O primeiro passo é compreender do que se trata o projeto. Resumidamente, trata-se de uma iniciativa do Governo Federal cujo objetivo é apoiar estudantes do ensino médio e técnico, fornecendo um auxílio financeiro mensal para ajudar nos custos educacionais.
O benefício pode ser administrado pelo app Caixa tem, permitindo que os alunos movimentem os valores recebidos de forma prática e segura. A importância do Pé-de-Meia se faz no apoio contínuo aos jovens, garantindo que possam focar em seus estudos sem a preocupação constante com despesas básicas.
Liberação dos recursos
Caso o estudante contemplado seja menor de idade, para sacar o dinheiro ou utilizar o app Caixa Tem, é preciso que o responsável legal realize o consentimento e autorize o aluno a movimentar a conta. Essa liberação pode ser feita em uma agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF) ou na própria plataforma digital.
Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido. Ou seja, cada perfil de usuário terá uma jornada diferente no app Caixa Tem. Veja o passo a passo nas próximas linhas.
Saque do benefício
Estudante
- 1. Se for menor de idade, aparecerá a seguinte mensagem: “Verificamos que você está no programa Pé-de-Meia do governo federal. Para ter acesso ao benefício, é necessário que a mãe, o pai ou o responsável legal siga o passo a passo referente ao seu perfil para liberar o estudante a movimentar a conta“;
- 2. Após o desbloqueio, o estudante fará login novamente, e a conta estará ativa e pronta para o beneficiário utilizar todos os serviços do app Caixa Tem, incluindo o saque.
Mãe
- 1. Ao fazer o login, a responsável deve clicar no ícone do Pé-de-Meia e selecionar a opção “Mãe do estudante“. Na sequência, será preciso inserir o CPF do aluno;
- 2. Feito isso, o sistema apresentará os dados do contemplado para a mãe confirmá-los. Depois, aparecerá o Termo de Consentimento. Após ler o documento, bastará selecionar o item “Declaro que li e concordo” e clicar em “Continuar“;
- 3. Por fim, o sistema solicitará a senha do Caixa Tem para confirmação final.
Pai
- 1. Ao fazer o login, o pai deve clicar no ícone do Pé-de-Meia e selecionar a opção “Pai do estudante” e inserir o CPF do estudante.
- 2. Diferentemente da mãe, o pai precisará enviar uma foto frente e verso do RG do estudante (caso ele não tenha o documento, será necessário ir até uma agência da CEF para o desbloqueio da conta);
- 3. Na tela seguinte, aparecerá o Termo de Consentimento. Após ler o documento, bastará selecionar o item “Declaro que li e concordo” e clicar em “Continuar”. Por fim, o sistema vai solicitar a senha do Caixa Tem para confirmação final;
- 4. Feito isso, será preciso aguardar até 48 horas para a CEF analisar os documentos e liberar o estudante para acessar o aplicativo e movimentar sua conta.
Mantenha o Caixa Tem atualizado
É de suma importância manter suas informações atualizadas no app Caixa Tem para garantir o recebimento contínuo do benefício concedido pelo Pé-de-Meia. Em suma, a atualização dos dados reflete estabilidade e organização, fatores que são levados em conta na hora de desfrutar dos serviços disponibilizados.