Visando proporcionar um alívio financeiro para os devedores brasileiros, a Serasa, órgão de proteção ao crédito, anunciou nos últimos dias uma iniciativa para lá de especial: um mutirão de perdão de dívidas. A oportunidade tem como objetivo ajudar os inadimplentes a reorganizar suas finanças e recuperar a saúde financeira, podendo ser feita em alguns passos.
O anúncio, inclusive, chega em um momento muito oportuno, visto que muitos cidadãos estão enfrentando dificuldades financeiras e desejam limpar seus nomes de forma prática e acessível. Ao facilitar a negociação de dívidas e conceder descontos significativos, a Serasa abre caminho para uma nova era de estabilidade e planejamento financeiro.
Quem pode ter os débitos perdoados?
O órgão de proteção ao crédito possui critérios rigorosos para selecionar os devedores para o perdão de dívidas. A lista elaborada pela Serasa inclui cidadãos cujos débitos apresentam maior dificuldade de recuperação e que estão inadimplentes há mais tempo. Vale destacar que a análise leva em consideração o perfil de crédito, a quantidade de dívidas e o histórico de pagamento. Os requisitos exigidos têm como objetivo prover um grande alívio financeiro para os consumidores que, de outra forma, teriam dificuldades em quitar suas pendências.
Como saber se a minha dívida será perdoada?
Os devedores podem verificar se seus CPFs foram contemplados pelo perdão de dívidas por meio do site oficial do órgão ou no aplicativo Serasa Consumidor (disponível para Android e iOS). Ambas as plataformas disponibilizam uma área específica onde os consumidores podem inserir seus dados pessoais e consultar a existência de débitos em aberto que podem ser perdoados.
Apesar da Serasa não ter revelado um prazo para o término da iniciativa, a orientação é que os cidadãos em situação de inadimplência façam a consulta o mais rápido possível, visto que as condições e ofertas podem ser temporárias e sujeitas a mudanças.
Processo de negociação das dívidas via Serasa
O processo de negociação de dívidas é simples e rápido, podendo ser feito em três passos. Após acessar o site ou o app, o consumidor pode consultar os débitos, conferir as opções de pagamento disponíveis, fechar o acordo e emitir o boleto para quitar a pendência. Além disso, é possível acompanhar o andamento do acordo e emitir segundas vias dos boletos a qualquer momento, sem custos adicionais. Após quitar o débito, caso seja a única dívida, o nome do consumidor volta a ficar limpo.
Os consumidores podem negociar suas dívidas na Serasa por meio de vários canais oficiais, como os já mencionados site e app, e pelo telefone 0800 591 1212, pelo WhatsApp oficial (11) 99575-2096 ou em uma agência dos Correios. O órgão recomenda que os consumidores utilizem apenas os canais oficiais para evitar fraudes e garantir a segurança de seus dados durante todo o processo de negociação.
Quais dívidas podem ser negociadas com condições especiais?
A Serasa permite negociar uma vasta gama de dívidas com as companhias parceiras, incluindo contas de luz, débitos com bancos, universidades, operadoras de telefonia e lojas. Entretanto, não é possível negociar protestos, cheques sem fundo e falências pelas plataformas do órgão de proteção ao crédito.