Ter um lar à beira mar é o sonho de muitas pessoas, especialmente aquelas que amam um dia de sol na praia, desfrutando da paisagem paradisíaca e do sossego que só as cidades litorâneas podem proporcionar. Curiosamente, algumas profissões podem ajudar neste objetivo de vida.
O fato é que muitos deixam esse desejo de lado por não saberem com o que trabalhar nesses municípios banhados pelo mar. Pensando nisso, nesta matéria, reunimos cinco ocupações que podem ser muito bem-sucedidas quando o assunto é morar na praia. Escolha uma e não deixe o seu sonho pra depois.
Profissões para quem sonha em morar na praia
- 1. Turismo
Naturalmente, um desses empregos é na área de turismo, como guia, profissional em hotéis e outras funções do setor. Como bem sabemos, as cidades costeiras costumam receber muitos visitantes, e, para os moradores, isso é uma fonte de renda vital. Contudo, é de suma importância conhecer bem o lugar onde vai morar e ter acesso a muitos detalhes e curiosidades do local para fazer a diferença.
- 2. Oceanografia
A profissão de oceanógrafo, além de ser ideal para quem almeja morar na praia, praticamente só pode ser exercida lá. Sendo assim, a pessoa precisa ter uma grande paixão por assuntos ligados ao mar. Nesses tempos de aquecimento global e mudanças no meio ambiente, o profissional da área tem muita importância. No entanto, vale lembrar que é necessário formação específica em curso superior para seguir a carreira e exercer a atividade.
- 3. Fotógrafo
Os fotógrafos podem ser bem-sucedidos morando no litoral por conta das paisagens únicas que cada cidade oferece. Neste sentido, é possível explorar bem o local e oferecer diversos tipos de trabalhos. Entretanto, é necessário ter uma boa reserva para depois investir em bons equipamentos de trabalho.
- 4. Engenharia ambiental
Como a praia é um local essencialmente ligado à natureza, o cargo de engenheiro ambiental é sempre muito cobiçado pelas empresas locais. O profissional é muito acionado, especialmente quando se quer aprovar algum projeto ou analisar se, naquela determinada região, é possível fazer algum tipo de intervenção. Além disso, o engenheiro ambiental tem a possibilidade de atuar tanto no mercado privado quanto no serviço público. Tudo vai depender da demanda e das oportunidades que surgirem.
- 5. Engenharia naval
Por fim, mas não menos importante, temos o cargo de engenheiro naval, que exige uma formação específica. Em linhas gerais, o profissional trabalha diretamente com os navios, em portos e também com a preocupação ambiental. Em grandes cidades litorâneas, como Santos (SP) ou o Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, a profissão é muito importante e requisitada, sendo uma função interessante para quem sempre sonhou em morar na praia.
Lista: as 10 cidades litorâneas mais belas do Brasil
- 1. Trancoso (BA);
- 2. Barra Grande (BA);
- 3. Barra da Lagoa (SC);
- 4. Ubatuba (SP);
- 5. Paraty (RJ);
- 6. Búzios (RJ);
- 7. Jericoacoara (CE);
- 8. Ilhabela (SP);
- 9. Bombas e Bombinhas (SC);
- 10. Arraial do Cabo (RJ).