Desde que o mundo é mundo, os negócios são parte fundamental da sociedade, e isso não seria diferente em terras brasileiras. No entanto, devido a diversidade econômica em nosso país, a expectativa média de uma empresa gira em torno de quatro a cinco, segundo os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por outro lado, algumas companhias chegam a superar essa métrica, operando por muitos e muitos anos.
Isso porque essas organizações não apenas resistiram ao tempo, mas também contribuíram para a história e desenvolvimento da indústria nacional. Para aqueles que se interessam pela trajetória empresarial no Brasil, nesta matéria, reunimos as empresas mais antigas do país e que ainda seguem lucrando milhões. A seguir, conheça as instituições privadas e estatais mais relevantes dos últimos séculos.
Quais são as companhias mais antigas e lucrativas do Brasil?
- 1. Casa da Moeda do Brasil
Fundada em 8 de março de 1694, é a companhia estatal mais antiga do país. Criada por ordem do governo português, a instituição completa 330 anos em 2024. Localizada em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ela continua desempenhando um papel fundamental na economia brasileira, produzindo cédulas e moedas.
- 2. Banco do Brasil
Outro exemplo notável é o Banco do Brasil (BB), fundado em 12 de outubro de 1808 por Dom João VI. Ou seja, essa instituição financeira, uma das mais antigas da América Latina, foi criada para fortalecer o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves financeiramente. Nos dias de hoje, o BC continua a ser uma peça central no setor bancário brasileiro, com uma vasta rede de agências e serviços.
- 3. Diário de Pernambuco
O Diário de Pernambuco, fundado em 7 de novembro de 1825, é o jornal mais antigo em circulação contínua na América Latina. Publicado em Recife, capital de Pernambuco, foi criado pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão. Desse modo, o jornal desempenha um papel crucial na comunicação e na história do jornalismo brasileiro.
- 4. Colégio Pedro II
O Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, fundado em 2 de dezembro de 1837, é uma das instituições de ensino mais prestigiadas e antigas do Brasil. Criado por decreto imperial de Dom Pedro II, a escola foi projetada para ser um modelo na educação brasileira, mantendo até hoje um alto padrão de ensino.
- 5. Cervejaria Bohemia
A Cervejaria Bohemia, fundada em 1853 em Petrópolis, no Rio de Janeiro, pelo alemão Henrique Kremer, é a cervejaria mais antiga do Brasil. Inclusive, sua produção começou em pequena escala para a colônia alemã local e se expandiu ao longo do tempo, tornando-se uma das principais cervejarias do país.
Falência de gigantes
Apesar do sucesso de alguns negócios em terras brasileiras, outros não tiveram êxito e acabaram declarando falência. Entre os encerramentos operacionais mais notórios do Brasil estão a da Varig, que foi a principal companhia aérea do país por décadas antes de encerrar suas atividades em 2006, e a da Mappin, icônica loja de departamentos que fechou as portas em 1999 após 86 anos no mercado nacional.