Se você é correntista do Itaú e costuma utilizar o seu cartão de crédito com frequência, uma nova e promissora funcionalidade foi recentemente anunciada pela instituição financeira. Em poucas palavras, trata-se de uma opção que permite os clientes anteciparem as parcelas de compras com desconto por meio da plataforma digital.
Cabe destacar que a implementação dessa nova ferramenta está sendo sendo feito gradualmente, atendendo uma vasta gama de usuários, desde aqueles com contas Uniclass e Personnalité até os que utilizam cartões em co-parceria, como o Azul Visa Infinite e Latam Pass. Até a expansão total dessa novidade, os clientes podem solicitar a antecipação por meio do chatbot do Itaú, mas sem a oferta de descontos nos valores das parcelas.
O que muda na prática?
Com a nova abordagem adotada pelo Itaú, os correntistas agora podem controlar todo o processo diretamente pelo aplicativo (disponível para Android e iOS). Isso inclui desde a escolha das compras cujas parcelas serão adiantadas até a finalização do processo com o benefício do abatimento. A novidade e a autonomia na gestão das finanças são pontos que destacam essa facilidade no setor bancário brasileiro.
Como desfrutar do recurso?
Abaixo, confira um breve passo a passo de como acessar o novo recurso disponibilizado pelo Itaú no app:
- 1. Primeiro, abra o aplicativo e, no menu, e selecione a opção “Cartões”;
- 2. Agora, navegue até a guia “Antecipar parcelas”;
- 3. Depois, verifique as compras elegíveis para a antecipação e escolha que esteja de acordo com a necessidade;
- 4. Por fim, escolha as prestações, confira os detalhes do pagamento e confirme a operação.
Prazo para solicitar a antecipação
Até o momento, o banco não especificou um prazo fixo para iniciar o processo de antecipação. No entanto, sabe-se que a disponibilidade para antecipar uma compra pode variar de cliente para cliente, dependendo de fatores como o tipo de transação e a política interna da instituição financeira. A orientação do Itaú é que os usuários consultem frequentemente o app para verificar novidades e atualizações.
Vale frisar que uma vez concluída a solicitação para antecipar as parcelas, não será possível desfazê-la. Logo, a recomendação é que essa opção seja considerada com cuidado e apenas quando houver certeza da decisão. Todavia, a novidade apresentada pelo Itaú reflete o compromisso do banco em oferecer soluções que facilitam o manejo financeiro de seus correntistas, contribuindo para uma gestão mais eficaz e economia no dia a dia.
Proteção contra golpes
Na última segunda-feira (10), o Itaú anunciou um outro recurso voltado para o PIX. A novidade em questão, chamada de “Alerta PIX”, permite ao usuário a opção de não concluir a transferência instantânea com a chegada da notificação de diferentes tipos de alertas sobre transações suspeitas.
Neste caso, é preciso que o usuário verifique e identifique caso for uma tentativa de golpe ou fique em dúvidas sobre o destino da quantia transferida. A ideia é adicionar uma camada extra de proteção. Vale lembrar que dentre os tipos de tentativas de golpes, estão as vendas ou investimentos falsos, QR Codes fraudulentos, pedidos de dinheiro em nome de terceiros, entre outros. Por conta disso, o Alerta PIX já está disponível para todos os clientes pessoas físicas no app do Itaú.