Quem é o brasileiro que desembolsou US$ 100 mil em uma Cybertruck da Tesla?

O vídeo da picape circulando pelas ruas de São Paulo tomou conta das redes sociais

Para a infelicidade dos amantes de carros, a Tesla não vende seus veículos em solo brasileiro. Isso acontece por uma série de motivos — do qual abordaremos no decorrer desta matéria. Todavia, recentemente, um modelo da Cybertruck chegou em nosso país. Pelo fato da montadora do bilionário Elon Musk não comercializar oficialmente o automóvel no Brasil, o veículo foi importado dos Estados Unidos.

Nos EUA, a versão de ponta da picape elétrica sai por cerca de US$ 100 mil (R$ 529 mil na cotação atual). Porém, ainda há os custos de transporte, o lucro da importadora e os altos impostos brasileiros. Ao colocar na ponta do lápis, estamos falando de um investimento de R$ 1,4 milhão. Logo, como é de se imaginar, o proprietário tem muito dinheiro.

Quem é o dono da Cybertruck?

Vale destacar que carro o desembarcou no Brasil no mês de maio, em Balneário Camboriú (SC) pelas mãos da Miami Imports. Na época, porém, ninguém ficou sabendo quem era o proprietário. E ele acaba de se manifestar: trata-se do funkeiro e empresário Danielzinho Grau.

Recentemente, o artista postou um vídeo nas redes sociais, onde é possível vê-lo circulando com seu carro futurista pelas ruas do Morro do Macaco, que fica em Cotia, na Grande São Paulo. Em outro registro, o cantor apresenta sua nova aquisição. Ele já emplacou alguns sucessos e tem mais de 1,6 milhão de seguidores no Instagram, além de ser conhecido por seus trabalhos sociais em comunidades carentes.

Detalhes sobre o modelo

O veículo comprado pelo funkeiro é a versão Cyberbeast, ou seja, a versão completa da Tesla. Existem ainda as opções convencionais (batizadas de Foundation Series) e uma versão de entrada, AWD, que estreia no ano que vem nas terras do Tio Sam.

A Cyberbeast conta com autonomia de até 547 km e pode chegar aos 100 km/h em 2,6 segundos. A velocidade máxima é de 209 km/h. Já o conjunto elétrico desenvolve 857 cv de potência e 1.423 kgfm de torque, com tração 4×4.

Nas dimensões, o veículo apresenta impressionantes 5,68 metros de comprimento, 2,41 metros de largura e 1,79 metros de altura, além de 3,44 metros de entre-eixos. Outro destaque do carro é sua carroceria de liga de aço inox, resistente a balas de até 9 mm.

Por que a Tesla não vende seus carros no Brasil?

  • 1. A começar pela nossa elevada carga de impostos. Mesmo com a isenção para importação de veículos elétricos, os tributos daqui muitas vezes quase dobram o valor original, o que assusta inúmeras companhias.
  • 2. Além disso, a Tesla é uma fabricante de carros elétricos e o brasileiro, no geral, ainda não tem essa cultura do carro movido a bateria. O cenário pode mudar no futuro, mas hoje a maioria das pessoas não confia 100% em modelos desse tipo.
  • 3. Ainda no que diz respeito à estrutura dos veículos elétricos, o Brasil não possui uma rede de postos de carregamento. Ou seja, para vender carros por aqui, a Tesla precisaria investir na instalação desses pontos.
  • 4. A montadora de Musk também não possui nenhuma fábrica em terras brasileiras, o que facilitaria e baratearia o valor dos veículos.
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