Apresentador do Jornal Nacional confirma comunicado que PREJUDICA brasileiros

Veja o que foi dito pelo âncora do principal telejornal do país.

Recentemente, invasores conseguiram acessar um sistema financeiro do Governo Federal e transferiram recursos que seriam usados para o pagamento da folha de servidores. Parte do dinheiro roubado foi bloqueado a tempo após a identificação do crime. No entanto, até o momento, os valores não foram informados pelas autoridades que investigam o caso.

O episódio foi revelado pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmado pela TV Globo na última segunda-feira (22). De acordo com a Polícia Federal (PF), os invasores acessaram o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do Governo Federal.

Acesso ilegal

O primeiro acesso foi constatado no dia 5 de abril deste ano. Na ocasião, a PF instaurou um inquérito para investigar o caso. Outros dois acessos foram identificados posteriormente, dias depois. Segundo ouvidas pelo portal G1, o acesso foi feito por meio da credencial de servidores. Por conta disso, suspeita-se de fraude ou clonagem de chaves de acesso.

Vale destacar que os funcionários públicos responsáveis pelas credenciais serão convocados para prestar esclarecimentos. Porém, a PF acredita que os servidores são vítimas e não estão envolvidos na invasão do sistema. Além disso, após o acesso ilegal, a polícia entrou em contato com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a equipe do Tesouro Nacional. Os agentes sugeriram medidas para evitar novas invasões, como autenticação em duas etapas.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação informou que o caso não configura falha de segurança, mas sim uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular pelos invasores. O caso segue sendo investigado pela PF e mais detalhes não foram revelados pelas autoridades competentes.

O que é o Siafi?

O sistema nada mais é do que o principal instrumento utilizado para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Em outras palavras, o Siafi é usado para registro da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil dos órgãos da Administração Pública Direta federal, das autarquias, fundações e empresas públicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal e/ou no Orçamento da Seguridade Social da União. 

O Siafi conta com ambientes distintos, como o Siafi Operacional, plataforma mainframe, e SiafiWeb, plataforma digital, os quais são integrados. Ainda, está disponível o Tesouro Gerencial (TG), um sistema de geração de relatórios gerenciais, em plataforma Datawarehouse (DW), com base em informações do Siafi e de outros sistemas do Governo Federal.

Há, também, o Sistema de Transferência de Arquivos (STA), uma solução que disponibiliza para os usuários Siafi uma área onde pode-se colocar arquivos para processamento batch (upload) e realizar e agendar extrações de dados de forma batch (download). Nesta página, é possível encontrar informações sobre a história da plataforma, bem como acionar a área de atendimento para reportar problemas ou tirar dúvidas e muitas outras informações.

O Siafi pode ser utilizado pelas Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta Única do Governo Federal, suas receitas (taxas de água, energia elétrica, telefone, entre outros) dos Órgãos que utilizam o sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.