INSS emite alerta preocupante para aposentados e pensionistas em abril

Saiba o que a autarquia previdenciária disse em seu informe importantíssimo

Os aposentados e pensionistas, bem como os demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos, especialmente após um aviso para lá de alarmante da autarquia previdenciária, visando evitar que os segurados fiquem no vermelho.

Devido a mudanças constantes nas políticas previdenciárias e uma economia volátil, os aposentados estão enfrentando desafios cada vez maiores para manter suas finanças estáveis. Por meio de seu perfil oficial no Instagram, o INSS alertou a todos sobre algo que vem acontecendo com certa frequência em 2024: “O INSS não envia boletos de cobrança aos segurados! Cuidado!“, diz a instituição na postagem.

Ou seja, como podemos observar, o INSS ressalta que não envia boletos de cobranças para seus beneficiários. A emissão de boletos para pagamento de benefícios ou contribuições previdenciárias é de responsabilidade do próprio segurado, por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou via plataformas oficiais.

Evite ser vítima de um golpe

Para evitar golpes e garantir a segurança das suas informações, fique atento:

  • 1. A instituição nunca solicita pagamentos por meio de boletos bancários;
  • 2. A única forma oficial de pagar benefícios ou contribuições previdenciárias é por meio do app ou de outras plataformas online autorizadas;
  • 3. Desconfie de e-mails, mensagens ou ligações solicitando seus dados pessoais ou bancários.
  • 4. Em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição pelo telefone 135 ou acesse o site oficial do INSS.

Como saber se meu benefício foi depositado?

Atualmente, existem duas maneiras de consultar se o seu pagamento foi realizado pela Previdência Social. Abaixo, confira um breve passo a passo em ambos os casos:

Pelo site Meu INSS:

  • 1. Primeiro, acesse o site Meu INSS;
  • 2. Depois, faça login com o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha;
  • 3. Na sequência, clique em “Extrato de Pagamento”;
  • 4. Feito isso, selecione o período que deseja consultar;
  • 5. Agora, clique em “Consultar”;
  • 6. Por fim, será exibido o seu histórico de pagamentos, incluindo a situação de cada parcela (pago, pendente ou em atraso).

Via aplicativo Meu INSS:

  • 1. Baixe o aplicativo da instituição na App Store (iOS) ou Google Play Store (Android);
  • 2. Instale o aplicativo no seu celular;
  • 3. Abra o aplicativo e faça login usando o seu CPF e senha;
  • 4. Toque em “Extrato de Pagamento”;
  • 5. Selecione o período que deseja consultar;
  • 6. Toque em “Consultar”;
  • 7. Será exibido o seu histórico de pagamentos, incluindo a situação de cada parcela (pago, pendente ou em atraso).

Central 135 de atendimento

A Central de Atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h. Por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas para o número 135 a partir de telefones fixos, telefones públicos (orelhões) e também de celular são gratuitas. 

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