Fim da CNH em 2024? Lista de brasileiro que não precisam mais

Entenda em quais ocasiões o documento não é necessário

Conforme as normas de trânsito vão se atualizando, certos grupos de condutores não precisarão mais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pilotar determinados veículos. O documento, que é fundamental para dirigir automóveis no Brasil, não será mais obrigatório para essas parcelas.

Vale lembrar que a introdução da CNH aconteceu lá no ano de 1966 e, com o passar do tempo, o documento sofreu uma série de modificações. A partir de 1998, a carteira de habilitação passou a ser reconhecida como um documento de identificação, podendo ser utilizada em substituição ao Registro Geral (RG) e ao Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O documento inclui dados pessoais do motorista, a categoria de sua habilitação, e outras informações importantes como a exigência de óculos para condução, condições médicas especiais ou a necessidade de um veículo adaptado. Além disso, desde 2018, os condutores podem optar por usar a versão digital da CNH.

Quem não precisará usar a CNH?

Os motoristas que operam veículos como ciclomotores, bicicletas tradicionais ou elétricas, e outros meios de transporte, como skates, patinetes e monociclos, estão dispensados de portar o documento. Entretanto, condutores de motocicletas, ciclomotores e motonetas ainda precisam obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.

Para quem não está familiarizado, a CNH é dividida em várias categorias, dependendo do tipo de veículo que o condutor tem permissão para dirigir. Abaixo, você confere quais são elas:

  • 1. Categoria A: autoriza a condução de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados;
  • 2. Categoria B: permite a condução de veículos automotores com peso máximo de 3.500 kg e capacidade máxima de 8 lugares, excluindo o motorista;
  • 3. Categoria C: habilita a condução de veículos de transporte de carga cujo peso total seja superior a 3.500 kg, mas não exceda 6.000 kg;
  • 4. Categoria D: autoriza a condução de veículos utilizados no transporte de passageiros, com mais de 8 lugares, excluindo o motorista;
  • 5. Categoria E: possibilita a condução de combinações de veículos, onde a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D.

Outro ponto importante é que cada categoria possui um conjunto de critérios que, quando o interessado cumprir, como idade mínima, experiência em outras categorias e testes específicos. Ao entender como funcionam as categorias da CNH, os candidatos podem planejar seu percurso de acordo com suas necessidades e objetivos de condução.

Requisitos mínimos para tirar a carteira de habilitação

Para conseguir obter a CNH, é de suma importância atender a quatro critérios específicos, são eles:

  • 1. Ser legalmente responsável pelos próprios atos perante a lei, ou seja, ser penalmente imputável.
  • 2. Ter habilidade para ler e escrever.
  • 3. Possuir um documento oficial de identificação emitido por autoridade pública que tenha validade legal.
  • 4. Possuir um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Lembre-se de renovar o documento

Por fim, vale frisar que a CNH possui um prazo de validade determinado, sendo necessário realizar sua renovação. O processo de renovação inclui a realização de exames médicos atualizados e, em determinadas situações, exames psicotécnicos, com o objetivo de confirmar que o condutor mantém as condições adequadas para dirigir de forma segura. Vale destacar que motoristas acima de 65 anos têm a obrigatoriedade de renovar o documento a cada três anos, enquanto para os demais motoristas, a renovação deve ocorrer a cada cinco anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.