Google emite comunicado sobre nova função que vai ajudar milhares de usuários

As novas funcionalidades prometem aprimorar o navegador da empresa

O Google Chrome, o navegador criado pela big tech de Mountain View, vem testando uma série de novas funções para sua versão desktop. Entre os destaques, está a opção de instalar sites como aplicativos. Como informado pelo portal Gamer Stones, o navegador pode ganhar uma opção que desativa todas as extensões como apenas um clique no computador.

A nova opção deve estar presente no botão de extensões que pode ser acessado pelo atalho na barra de atalhos do Google Chrome. A novidade deve ser bem útil para usuários que costumam testar novas extensões no browser, visto que se algum problema vier a acontecer, basta desativar todas as extensões para continuar navegando normalmente e ativar uma a uma para descobrir qual delas causou a falha.

A novidade pôde ser observada no Google Chrome 125.0.6398.0. Para ter acesso a ela, basta ativar o experimento “Acesso ao Menu de Controle de Extensões”, no seguinte endereço: chrome://flags/#extensions-menu-access-control.

Outra melhoria é que o novo menu mostra quais extensões estão acessando a página atual, o que ajuda a resolver problemas de exibição ou bugs na usabilidade de determinados sites. De acordo com o AndroidHeadlines, ao habilitar o experimento, o usuário adiciona novos elementos inspirados no Material You ao Google Chrome para desktop, o que significa que o navegador pode receber várias novidades em breve.

Integração com o Google Gemini

A gigante da tecnologia vai adicionar o Gemini, sua inteligência artificial (IA), ao Chrome, mais especificamente na barra de endereço do navegador (ou “Omnibox”, como é chamada oficialmente pela companhia). A novidade chega primeiro na versão para PC e já está disponível em versões de teste. Abaixo, você confere todas as mudanças:

  • 1. Além de navegar na internet, a barra do navegador pode realizar pesquisas e acessar ajustes do Chrome;
  • 2. A integração permitirá que o usuário use a IA generativa do Google para receber respostas nas buscas;
  • 3. Para isso, bastar estar com a conta do Google conectada na página do Gemini e usar o termo “@gemini” na barra de pesquisa;
  • 4. O usuário é então redirecionado para a página gemini.google.com/prompt, que irá mostrar a consulta e a resposta gerada por inteligência artificial.

Os recursos mencionados acima ainda não estão disponíveis para todos os usuários do Chrome no desktop. Para experimentá-lo, é preciso instalar a versão de testes mais recente do Chrome, a Canary. Além disso, é necessário usar dois comandos para habilitar a integração como Gemini, sendo eles:

  • 1. chrome://flags/#omnibox-starter-pack-expansion;
  • 2. chrome://flags/#omnibox-starter-pack-iph.

A expectativa é que esta seja uma das grandes novidades da versão estável do Chrome 125. No entanto, ainda não se sabe quando a integração com o Gemini esta disponível na versão móvel do browser, que roda no Android e iOS.

Vale mencionar que a IA da empresa trata-se de um assistente que aposentou o Google Assistente no Android. A pesquisa do Google já utiliza recursos de inteligência artificial nas buscas, como resumos que aparecem nos resultados. O Gemini também pode ser acessado no desktop por meio de uma página exclusiva, a https://gemini.google.com.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.