Idosos 60+ ficam desanimados com esta nova LEI oficial da CNH

Saiba o que diz a nova norma e como ela vai impactar os condutores mais velhos

Conforme o tempo passa, obviamente, vamos ficando mais velhos e, consequentemente, o corpo começa a necessitar de mais atenção e cuidados, visto que a mobilidade e reflexos não são mais os mesmos de outrora. Neste sentido, uma nova lei impõe o fim antecipado da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que tenham mais de 60 anos de idade.

A CNH, como bem sabemos, é o principal documento dos motoristas, uma vez que ela é obrigatória para condução de veículos automotores. Portanto, qualquer mudança referente a ela afeta milhões de pessoas em todo território nacional.

Mudanças no período de renovação da CNH

Como informado pelo portal Notícias Concurso, no Brasil, não há uma idade limite para dirigir, basta que o motorista apresente boas condições físicas e mentais para conduzir qualquer veículo. Porém, nos últimos anos, houve algumas mudanças significativas pensando na segurança de todos.

Originalmente, a renovação da CNH ocorria a cada cinco anos, independentemente da faixa etária. No entanto, como apontado pelo site, desde 2021, passou a depender da idade do motorista. Ou seja, quanto mais velho ele for, menor é o tempo para renovação do documento. No caso dos condutores de até 50 anos, a atualização deixa de ser de cinco em cinco anos e passa a ser de 10 em 10 anos. Já aqueles com idade entre 50 e 69 anos, o processo segue de cinco em cinco anos.

Agora, a principal mudança é para quem já atingiu a marca dos 70 anos de idade. Isso porque, para essa parcela de condutores, a validade da CNH é de apenas três anos, para que passem por exames com mais frequência, confirmando que ainda estão aptos a pilotar.

Apesar da renovação ser apenas de três em três anos para o grupo acima de 70 anos, é importante realizar os exames pelo menos todos os anos, visto que isso ajuda a proteger a vida dos idosos e de todos que estão nas vias brasileiras.

Mantenha a CNH sempre regularizada

Muitos condutores arriscam andar com a CNH vencida, pois só são pegos caso sejam parados em um bloqueio policial. No entanto, para quem acaba se deparando com essa situação, está ciente que está cometendo uma infração gravíssima.

A multa para o infrator é de R$ 293,47, além de tomar sete pontos na carteira de habilitação. Caso não renove e seja pego novamente, é possível até mesmo perder o direito de dirigir e ter que refazer o exame para recuperar a CNH.

Opte pela CNH Digital

A CNH Digital, como o próprio nome indica, trata-se de uma versão digital da carteira de habilitação, tendo o mesmo valor jurídico da impressa. Porém, sua obtenção é totalmente opcional. Com todas as informações da CNH física, o documento pode ser obtido por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito da SERPRO (disponível para Android e iOS), companhia de tecnologia da informação do Governo Federal.

Para solicitá-la, a versão impressa da CNH deve ter o QR Code no verso (código de barras em formato quadrado localizado na parte interna do documento). As CNHs emitidas a partir de maio de 2017 já contam com esse item de segurança. Se a sua CNH não tem o QR Code, solicite uma 2ª via do documento. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.