Anvisa: Tempero famoso foi proibido após apresentar substância fatal

Saiba qual foi a substância encontrada no lote contaminado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) figura como o órgão responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos presentes no nosso cotidiano. Inclusive, recentemente, a entidade determinou a proibição de um tempero popular que pode estar na sua casa, visto que foi constatada a presença de uma substância fatal.

De acordo com as informações divulgadas no portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o tempero que a agência cravou a proibição foi a pimenta-do-reino preta moída pura da marca “Fã”. A determinação aconteceu por meio da publicação de RESOLUÇÃO-RE Nº 504, de 7 de fevereiro de 2024, no Diário Oficial da União (DOU) publicado em 8 de fevereiro de 2024.

Sendo assim, o órgão determinou a retirada urgente do tempero de todos os mercados devido a uma substância fatal presente no produto. Como é de se imaginar, a medida acabou chocando muitas pessoas, visto que o item em questão é muito comum nos armários. A seguir, você confere qual foi a substância encontrada que levou à suspensão do produto.

Proibição é determinada

De acordo com a Resolução, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento urgente do lote nº 0892309 do produto pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã, da companhia Junco Indústria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14.

Conforme o laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias), a medida foi motivada devido ao resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli. Portanto, a presença da substância foi o fator determinante para a proibição.

É de suma importância destacarmos que apenas o lote citado foi afetado pela interferência da Anvisa. Portanto, os demais produtos da marca podem ser comercializados sem problema algum, até mesmo esse produto, contanto que seja pertencente a outro lote.

Vale frisar que, até o momento, não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da marca mencionada. Caso haja algum tipo de informe, novas atualizações serão feitas. Todavia, o espaço segue aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Perigos da Salmonella

A infecção por Salmonella acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em certos casos, pode provocar infecções graves e levar à morte, podendo ser uma substância fatal nos alimentos. Abaixo, confira alguns sinais e sintomas de infecção pela substância:

  • 1. Diarreia;
  • 2. Vômitos;
  • 3. Febre moderada;
  • 4. Dor abdominal;
  • 5. Mal-estar geral;
  • 6. Cansaço;
  • 7. Perda de apetite;
  • 8. Calafrios.

Escherichia coli

Já a Escherichia coli também é uma bactéria, mas que traz sintomas diferentes da Salmonella. Neste caso, as mulheres são as principais afetadas, visto que a bactéria é causadora do trato urinário, ou seja, uma infecção urinária que geralmente afeta mais o público feminino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.