Apple emite alerta urgente para usuários de iPhone de 92 países

Um malware tem tentado invadir os aparelhos; saiba como se proteger

Na última quarta-feira (10), a Apple emitiu um comunicado urgente para avisar os para avisar os proprietários de iPhone sobre uma tentativa de invasão aos smartphones da marca. Pessoas que foram ou ainda são alvos do ataque foram informadas individualmente pela gigante da tecnologia, que ainda não forneceu detalhes sobre o episódio.

Segundo o jornal norte-americano The Economic Times, um número ainda desconhecido de usuários de 92 países foram notificados pela companhia fundada por Steve Jobs. A Índia, uma das nações afetadas pela possível invasão, acredita que seja obra de um “spyware mercenário” que “está tentando comprometer o iPhone remotamente”.

Detalhes sobre o ataque?

De acordo com a notificação enviada pela Apple, o malware é direcionado para alvos selecionados, como pessoas ligadas a governos ou opositores de regimes. “O ataque possivelmente atinge você pode causa de quem você é ou o que você faz. Embora nem sempre seja possível ter certeza absoluta na detecção desse tipo de ataque, a Apple confia fortemente nesse aviso — por favor, leve ele a sério“, diz o informe da big tech.

Esse tipo de mensagem é enviado pela empresa da Maçã quando alguma ferramenta de uso global para espionagem é detectada. O caso mais grave dos últimos anos envolveu o Pegasus, um software espião que permite o acesso a arquivos, mensagens e dados pessoais sensíveis.

No ano de 2021, a gigante de Cupertino emitiu alertas similares envolvendo a tecnologia, que seguiu em funcionamento nos anos seguintes. Já no ano passado, a Apple voltou a alertar usuários de vários países (incluindo novamente a Índia) sobre “ataques patrocinados por um governo”, mas não detalhou o que aconteceu no período.

“Tais ataques são muito mais complexos do que atividades criminais cibernéticas comuns e malware direcionado a consumidores, já que as pessoas por trás dos ataques de spyware mercenário usam recursos excepcionais para atingir um número muito pequeno de indivíduos“, disse a Apple na época.

Saiba como se proteger

Cabe mencionar que a gigante da tecnologia possui uma página de suporte especial para auxiliar usuários a se protegerem contra os “spywares mercenários”. Por lá, você encontra detalhes sobre esse tipo de alerta e também algumas dicas para se manter seguro contra ataques dessa natureza.

Portanto, caso tenha recebido a notificação sobre ser um possível alvo, a orientação é procurar uma assistência de segurança de emergência de resposta rápida para proteger suas informações. Além disso, inicie uma sessão no site do Apple ID para confirmar se a notificação é verídica. Ainda, sempre que possível, evite colocar seus dados de acesso ou clicar em outros links que se dizem da empresa, pois essa pode ser outra etapa da invasão remota.

Por fim, a Apple recomenda que você atualize o iPhone para a versão mais recente do iOS, proteger os aparelhos com um código PIN de segurança, adotar a verificação em dois para a conta e não repetir a senha em outros serviços. A recomendação é também não clicar em links ou anexos de remetentes desconhecidos, visto que isso é uma das formas do vírus invadir o aparelho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.