ALERTA: INSS vem recebendo denúncias por descontos indevidos

No Mato Grosso do Sul, numerosos aposentados têm enfrentado a surpresa desagradável de notar descontos não autorizados em seus benefícios. Instituições desconhecidas abocanham frações de suas rendas sem consentimento prévio, mergulhando esses cidadãos em situações de desamparo e preocupação. 

Um dos afetados, o aposentado Simão Nogueira, 71 anos, contou que descobriu descontos indevidos repetidos em sua aposentadoria, totalizando um valor de R$ 42,36 descontados cinco vezes sem sua permissão. A busca por solução levou Simão a procurar a Justiça, um caminho árduo para resguardar direitos que deveriam ser inquestionáveis. 

Associações envolvidas e como se proteger

A atenção se volta agora para as medidas preventivas e de combate a tais práticas. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou uma investigação meticulosa visando apurar e coibir as recorrentes fraudes. Em paralelo, a Federação dos Aposentados e Pensionistas do Mato Grosso do Sul (Fapems), em conjunto com a Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap), organiza esforços para enfrentar o que têm descrito como uma verdadeira “máfia”, buscando salvaguardar os direitos e os recursos dos aposentados.

Para auxiliar aqueles que se deparam com estas adversidades, o INSS disponibiliza recursos como o aplicativo “Meu INSS” e a linha telefônica direta 135, por onde é possível solicitar o bloqueio e cancelamento dos descontos não autorizados. Este mecanismo serve como uma ferramenta fundamental para a proteção dos beneficiários contra o avanço dessas ações fraudulentas, garantindo uma camada extra de segurança aos seus rendimentos.

As histórias de aposentados ressaltam a necessidade de instituições como o INSS e organizações representativas para agir prontamente diante de fraudes. A expectativa é que as medidas tomadas conduzam à erradicação dessas práticas e à retomada da tranquilidade merecida pelos que contribuíram por tantos anos à sociedade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.