Confira quando será liberado saque extra do Lucro do FGTS 2024

A responsável pelo repasse é a Caixa Econômica Federal

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos trabalhistas mais importantes do Brasil, visto que ele garante uma reserva financeira para momentos específicos, como aposentadoria, compra da casa própria, demissão e situações de emergência.

Com a divulgação do lucro do FGTS em 2024, muitos colaboradores brasileiros estão ansiosos para saber quando poderão colocar as mãos neste montante extra. Nas próximas linhas, você confere todas as informações sobre a liberação do saque extraordinário.

FGTS divulga lucro de 2024

A divulgação dos números neste ano é sempre aguardada com muita ansiedade pelos trabalhadores, tendo em vista que ela é uma forma de garantir renda extra. O lucro do FGTS é calculado com base nos investimentos realizados pelo Fundo e nos rendimentos obtidos ao longo do ano passado.

Cabe destacar que os lucros são calculados com base no saldo presente na conta do FGTS até o dia 31 de dezembro do ano passado. Dessa forma, o valor recebido pode variar de trabalhador para trabalhador, visto que ele depende da reserva guardada na conta do beneficiário.

Quando os montantes vão ser repassados?

Outro ponto importante é que a Caixa Econômica Federal (CEF) é a responsável pela administração do FGTS, e costuma divulgar o lucro do Fundo e as demais informações relevantes sobre o saque extra ao longo do ano.

Como previsto na Lei nº 13.446, os repasses dos lucros do FGTS devem ser feitos até o mês de agosto do ano seguinte ao exercício fiscal. Em outras palavras, os pagamentos devem acontecer entre o final de julho e começo do mês de agosto.

Afinal de contas, quem tem direito ao lucro do FGTS neste ano?

Para ter acesso ao recurso adicional em 2024, é preciso ter algum saldo na conta vinculada ao FGTS até o final de 31 de dezembro do ano passado. Ou seja, todos os trabalhadores que apresentarem saldo positivo em suas contas do Fundo até essa data serão automaticamente enquadrados para receber os lucros no Caixa Tem.

Saque-aniversário vai acabar? Entenda o cenário

Uma nova rodada do saque-aniversário do FGTS será realizada neste mês de abril. No entanto, a modalidade corre risco de ter o último pagamento efetuado no próximo mês. Isso porque os debates acerca do fim deste modelo se intensificaram nos últimos meses, recebendo cada vez mais o apoio do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Os debates sobre o fim do saque-aniversário do FGTS prevaleceram, e uma votação para decidir o futuro da modalidade deve acontecer dentro dos próximos dias. A medida abre espaço para surgimento de novos meios de acessar o Fundo.

Todavia, enquanto não há uma decisão definitiva, o resgate pode ser feito pelos aniversariantes do mês de abril. O grupo em questão, caso ainda seja adepto ao saque-rescisão, já está autorizado a realizar a troca de modalidade pelo aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS).

Dito isso, a solicitação pode ser feita até o dia 30 de abril. Vale frisar que o período de saques para estes trabalhadores começou no dia 1º de abril e vai até 28 de junho.

1 comentário
  1. Avatar de Adriano Mendonça Batista
    Adriano Mendonça Batista Diz

    Eu tenho direito a receber

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.