NIS 2,3,4,5,6,7,8,9,0 recebem comunicado do Bolsa Família sobre antecipação

Até o momento, cinco Unidades da Federação confirmaram o adiantamento dos recursos; confira

Com o objetivo de conceder um auxílio financeiro mensal para famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Bolsa Família segue como um dos principais programas de transferência de renda do Brasil, agraciando pouco mais de 20 milhões de brasileiros.

Apesar de possuir um calendário previamente fixado, o Bolsa Família, vez ou outra, adianta os repasses. No entanto, isso só acontece em situações muito específicas, como desastres naturais. Neste sentido, os contemplados com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 que vivem em cidades afetadas pelas chuvas nos últimos meses podem receber no primeiro dia de distribuição (17 de abril).

Quais Estados serão contemplados com antecipação?

A medida do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pelo programa, visa ajudar os beneficiários neste momento de dificuldade, permitindo o reparo de suas residências e a compra de alimentos. Portanto, aqueles que residem em municípios com estado de calamidade ou urgência reconhecido pelo Governo Federal já foram notificados no aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

A lista de estados confirmados inclui Bahia, Acre, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Roraima, envolvendo diversas cidades nestes territórios. Em suma, a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família é uma ação governamental para assegurar bem-estar e assistência financeira às famílias em situações críticas, garantindo que possam superar os desafios emergenciais com maior agilidade e segurança.

Mantenha-se dentro das normas

Apesar da antecipação, é crucial que o titular e seus familiares estejam em dia com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), visto que a falta de atualização cadastral acarreta na suspensão do benefício e, consequentemente, na exclusão do Bolsa Família. Logo, qualquer mudança significativa deve ser informada na unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.

Ainda, atente-se aos demais critérios de elegibilidade, como a realização do pré-natal para gestantes, acompanhamento nutricional dos filhos menores de sete anos, estar com a caderneta de vacinação atualizada e garantir que crianças e adolescentes tenham frequência escolar mínima de 75%.

Veja o cronograma

  • Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 17 de abril (antecipado para beneficiários de cidades afetadas por desastre natural);
  • Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 18 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 19 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 24 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 25 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 26 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de abril;
  • Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de abril.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.