FGTS antecipado? Aprenda a retirar valor do FGTS ainda trabalhando

A antecipação do saque-aniversário do FGTS surge como uma alternativa inovadora para aqueles que buscam maneiras de lidar com as adversidades financeiras. Em tempos onde a economia oscila e as despesas parecem superar as receitas, a possibilidade de acessar previamente uma parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) representa não apenas um alívio, mas uma estratégia de planejamento financeiro pessoal.

Implantado com o objetivo de oferecer mais liberdade e flexibilidade financeira aos trabalhadores, o saque-aniversário permite o acesso anual a uma parte do saldo acumulado no FGTS. Ao optar por essa modalidade, o trabalhador abre mão do direito de sacar o total do fundo por motivo de demissão sem justa causa, mantendo, contudo, a possibilidade de retirada em outras situações específicas, como aposentadoria e doenças graves.

Dentre os benefícios destacados pelos usuários da modalidade, o principal é a capacidade de lidar com imprevistos financeiros sem comprometer significativamente o orçamento mensal. Além disso, as taxas de juros envolvidas na antecipação são percebidas como mais acessíveis quando comparadas às de outras modalidades de crédito. Isso faz com que a antecipação do saque-aniversário seja considerada uma opção atraente para aqueles que buscam recursos emergenciais com custo menor.

A possibilidade de extinção da antecipação do saque-aniversário gera preocupações significativas. Muitos trabalhadores, especialmente aqueles com rendimentos mais baixos, dependem dessa modalidade como um recurso para seus planejamentos financeiros. A eliminação dessa opção poderia, portanto, limitar severamente as alternativas disponíveis para enfrentamento de despesas não planejadas, ressaltando a necessidade de políticas que protejam e mantenham esses mecanismos de apoio financeiro.

É importante destacar que, ao escolher a opção do Saque-Aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, passando a receber, nesses casos, apenas a multa de 40% do FGTS.

Datas de liberação do saque-aniversário em 2024

Os repasses do saque-aniversário de 2024 se estendem até o início de 2025. Confira todas as datas de liberação abaixo:

  • Nascidos em janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março
  • Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril
  • Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio
  • Nascidos em abril: de 1º de abril a 28 de junho
  • Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho
  • Nascidos em junho: de 3 de junho a 30 de agosto
  • Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro
  • Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro
  • Nascidos em setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro
  • Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro
  • Nascidos em novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
  • Nascidos em dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025

Mais detalhes sobre os repasses podem ser obtidos no aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS.

1 comentário
  1. Avatar de IngridmoreiraRibeira
    IngridmoreiraRibeira Diz

    Boa tarde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.