Anvisa retirou marca popular de arroz às pressas dos mercados

O caso aconteceu em 2017, tendo sido resolvido no mesmo ano; confira os detalhes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde e que tem, entre outras funções, a obrigação de fiscalizar a fabricação e conservação de alimentos comercializados nos supermercados de todo território brasileiro, tem como objetivo garantir que produtos possivelmente contaminados possam oferecer riscos à saúde dos consumidores.

Com este propósito, a Anvisa proibiu a distribuição e comercialização de uma famosa marca de arroz em todos os comércios de alimentos do Brasil, como grandes supermercados e pequenas mercearias, por exemplo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 2 de janeiro de 2017, resultando na retirada às pressas dos produtos das prateleiras dos estabelecimentos comerciais na época.

Retirada do alimento das prateleiras

A marca de arroz em questão é a “Favorito”, produto que é empacotado e distribuído pela companhia Total Cesta Básica de Alimentos Ltda., que tem sede na cidade de Contagem, no Estado de Minas Gerais. Na época, segundo determinação da Anvisa, somente o lote de número 00204 se encontrava com problemas e, portanto, teve de ser recolhido pelas autoridades. O produto iria vencer em 25 de fevereiro de 2017.

De acordo com as informações reveladas pela autarquia sanitária, as análises do lote do produto foram feitas pelo Instituto Adolfo Lutz Campinas III e pelo Centro de Laboratório Regional constataram que haviam substâncias estranhas indicativas de riscos à saúde humana, como excrementos de roedores. Além disso, o produto do tipo longo fino tipo 1 apresentava também pelos de roedores, larvas e até fragmentos de insetos.

Cabe frisar que esse caso aconteceu no início de 2018 e trata-se de uma situação totalmente isolada. Outro ponto que vale destacar é que a empresa responsável pela marca do arroz mencionado atendeu no mesmo instante a determinação da Anvisa e recolheu os produtos do lote que apresentava problemas. Ou seja, o problema já foi resolvido e não houve mais a ocorrência de casos similares.

Arroz fermentado pode ter sido responsável por 100 hospitalizações

As autoridades de saúde do Japão investigam um suplemento alimentar que promete reduzir o colesterol que, por sua vez, pode ter provocado duas mortes e 100 hospitalizações no país. A companhia japonesa Kobayashi Pharmaceutical retirou do mercado os produtos de três marcas de suplementos que continham um ingrediente chamado arroz fermentado vermelho, após diversas reclamações de consumidores que relataram problemas renais.

Após a realização de alguns estudos, os médicos descrevem a substância como uma alternativa às estatinas para reduzir o colesterol, mas também alertam para o perigo de danos aos órgãos dependendo da mistura química.

A empresa Kobayashi Pharmaceutical vende uma ampla gama de produtos de saúde que são promovidos em anúncios de televisão em terras japonesas. O grupo afirmou que está ciente das duas mortes possivelmente vinculadas aos produtos, mas se recusou a fazer mais comentários e pediu para que as pessoas não estabelecem um vínculo casual com seus produtos.

A companhia com sede na cidade de Osaka também fornece arroz fermentado vermelho em mais de 50 empresas no Japão e duas em Taiwan. Devido aos episódios recentes envolvendo o alimento, dezenas de mercados optaram por retirar os produtos da marca das prateleiras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.