Apenas essas famílias serão bloqueadas no Bolsa Família 2024 com pente-fino

O Governo Federal tem investigado um público específico devido ao aumento no número de fraudes cadastrais

A Caixa Econômica Federal (CEF) atualizou a consulta aos aprovados para receber o Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do Brasil. Vale lembrar que o cronograma de repasses do mês de março começou no dia 15, sendo antecipado em 147 municípios devido a ocorrência de desastres naturais.

Todavia, a cada rodada de pagamento, uma parte dos segurados fica apreensiva com a onda de bloqueios que vem travando os recursos de milhões de famílias contempladas pelo programa — em especial as que se enquadram na categoria de unipessoais, isto é, famílias compostas por um único membro.

Vale lembrar que desde o ano passado o Governo Federal vem realizando uma série de bloqueios no Bolsa Família, principalmente nos cadastros unipessoais, visto que foram identificadas inconsistências graves no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Esse público vem sendo investigado por suspeita de fraude e recebimento irregular. Em outras palavras, é quando o cidadão informa que mora sozinho mas reside com outras pessoas que também recebem o benefício do programa social. Assim, as famílias unipessoais até receberam o dinheiro no Caixa Tem, mas foram convocadas para prestar esclarecimentos e atualizar o registro no CadÚnico. Caso não cumpram o prazo, o Bolsa Família pode ser cancelado.

Medidas do Governo Federal

Para evitar novas fraudes, o governo brasileiro não liberou o recadastramento do Bolsa Família de maneira online. Logo, o beneficiário precisará passar por uma nova entrevista e apresentar pessoalmente a documentação para regularizar o CadÚnico.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pelo programa, os recursos bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para aqueles que, após atualização, comprovarem que, de fato, possuem direito a receber o benefício.

Por conta disso, muitos segurados se perguntam quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família após a atualização cadastral. Se você faz parte dessa parcela de beneficiários, siga a leitura até o fim e descubra quando o benefício voltará a ser liberado.

Quando volto a receber o meu auxílio?

Até o momento, a orientação do Governo Federal é que apenas pessoas que foram convocadas pelo MDS procurem um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou setor do CadÚnico para atualizar o cadastro. Além de levar a documentação exigida, o beneficiário deverá assinar um termo confirmando que vive sozinho e que as informações passadas são verídicas. Feito este procedimento, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.

No que diz respeito ao prazo de desbloqueio, ele varia de acordo com o caso. Geralmente, os benefícios bloqueados são liberados em até 30 dias após a regularização. No entanto, caso ocorra o cancelamento, a liberação pode levar até 90 dias (três meses) para que a situação do Bolsa Família volte ao normal.

Cabe mencionar que o Governo Federal concede o prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do CadÚnico. Portanto, quem teve o benefício bloqueado em março, deverá atualizar o cadastro até 12 de abril para voltar a receber o benefício na folha de pagamento de maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.